Mundo

Califórnia registra maior incêndio florestal do ano

Maior incêndio do ano na Califórnia já consumiu mais de 14 mil hectares e forçou evacuações, enquanto bombeiros lutam para conter as chamas em meio a cortes de recursos

Vista aérea de propriedades limpas dos destroços deixados pelo incêndio Eaton, em 3 de julho de 2025, em Altadena, Califórnia. O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA já removeu os escombros de mais de 5 mil imóveis afetados, próximo ao marco de seis meses dos incêndios devastadores em Los Angeles -  (crédito: MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Vista aérea de propriedades limpas dos destroços deixados pelo incêndio Eaton, em 3 de julho de 2025, em Altadena, Califórnia. O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA já removeu os escombros de mais de 5 mil imóveis afetados, próximo ao marco de seis meses dos incêndios devastadores em Los Angeles - (crédito: MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Mais de 300 bombeiros combatiam nesta quinta-feira (3) um incêndio florestal fora de controle no sul da Califórnia, o maior registrado neste ano na costa oeste dos Estados Unidos.

O chamado Incêndio Madre teve início na véspera, em uma área montanhosa do condado de San Luis Obispo, a cerca de 350 km de Los Angeles. Em menos de 24 horas, o fogo consumiu mais de 14.000 hectares de vegetação, segundo estimativas oficiais.

As chamas levantaram colunas densas de fumaça, e ordens de evacuação foram emitidas para cerca de 200 pessoas de regiões vizinhas, segundo o jornal San Luis Obispo Tribune.

O fogo também causou o fechamento de uma estrada importante da Califórnia. Segundo os bombeiros do estado, as equipes registraram hoje 5% de contenção do fogo, cuja causa é investigada.

Esse é um dos vários incêndios deste verão no oeste dos Estados Unidos, onde antecipa-se uma temporada difícil em 2025, após um inverno seco e uma primavera quente.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A Califórnia também enfrentará desafios adicionais devido a cortes de pessoal e de recursos em agências federais que trabalham na prevenção e luta contra os incêndios. O estado ainda se recupera dos incêndios que devastaram Los Angeles e causaram a morte de 30 pessoas em janeiro.

Por AFP
postado em 03/07/2025 23:57
x