
Os Estados Unidos estão oferecendo uma recompensa de até US$ 25 milhões por informações que levem à prisão ou condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de liderar o Cartel de Los Soles, grupo que foi recentemente designado como organização terrorista internacional.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A informação foi divulgada nas redes sociais pela Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos (DEA), que publicou um cartaz com o rosto de Maduro.
A iniciativa foi tomada após o Departamento do Tesouro norte-americano incluir oficialmente o Cartel de Los Soles na lista de organizações terroristas, na última sexta-feira (25/7). Segundo o governo dos EUA, Maduro é o principal líder do grupo, que atua no tráfico de drogas desde o fim dos anos 1990.
No cartaz, Maduro é acusado de conspiração para o narcoterrorismo, tráfico internacional de cocaína, porte e uso de armas de guerra, além de outros crimes relacionados a drogas.
.@USTreasury OFAC sanctions Cartel de los Soles as a Specially Designated Global Terrorist. Send info leading to the arrest &/or convictions of Venezuelans Nicolás Maduro Moros, Diosdado Cabello Rondón, & Vladimir Padrino López to CartelSolesTips@dea.govhttps://t.co/brb8cU3ZqO pic.twitter.com/xJZaMW0nzh
— DEA HQ (@DEAHQ) July 28, 2025
O governo norte-americano também está em busca de informações sobre outros altos funcionários venezuelanos: Diosdado Cabello, Néstor Reverol (ministro do Interior, Justiça e Paz) e Vladimir Padrino López (ministro da Defesa). As autoridades disponibilizaram um e-mail para o envio de informações, com garantia de confidencialidade das identidades.
O Cartel de Los Soles, segundo o governo dos EUA, é um grupo criminoso infiltrado nos altos escalões político, militar e judiciário da Venezuela. Desde o fim dos anos 1990, a organização teria facilitado o envio de grandes carregamentos de drogas para os Estados Unidos.
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo