O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (11/7), que falará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "em algum momento" sobre as taxas de 50% impostas aos produtos brasileiros. A declaração ocorreu na saída da Casa Branca, antes do republicano embarcar ao Texas para visitar as áreas devastadas pelas enchentes.
O anúncio da taxação foi feito por meio de uma carta de Trump endereçada diretamente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgada na quarta-feira (9/7) nas redes sociais. As tarifas começam a valer a partir do próximo dia 1º de agosto e incidem "sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos".
Em resposta a carta de Trump, Lula destacou que o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém e afirmou que é falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre déficit norte-americano citado por Trump. "As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos", disse Lula.
"Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo", acrescentou Lula.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo Como 8 pessoas sobreviveram por 2 anos fechadas em 'mini-Terra' — e o que a experiência revelou sobre nosso planeta
-
Mundo 'Encontrei boinas, sapatos e bengalas': a descoberta do maior genocídio pós-2ª Guerra Mundial na Europa
-
Mundo Como decisão de Trump de taxar Brasil em apoio a Bolsonaro pode beneficiar Lula
-
Mundo Justiça sul-coreana ordena prisão de ex-presidente Yoon
-
Mundo Corte Europeia condena Rússia por atrocidades na Ucrânia
-
Mundo Jovem viciada em bronzeamento artificial ignora riscos de câncer
