A Coreia do Norte acusou neste sábado (23) a Coreia do Sul de realizar disparos de advertência contra suas tropas perto da fronteira, e advertiu que isso poderia aumentar a tensão a níveis incontroláveis.
O confronto ocorreu na última terça-feira, quando soldados norte-coreanos trabalhavam para selar permanentemente a fronteira fortificada que divide a península, informou o meio estatal KCNA, que citou um comunicado do tenente-general do Exército, Ko Jong Chol.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ko classificou o incidente como uma "provocação grave" e afirmou que o Exército sul-coreano usou uma metralhadora para efetuar mais de 10 disparos de advertência aos soldados do Norte.
"Esse é um prelúdio muito sério, que, inevitavelmente, conduzirá a situação na zona fronteiriça, onde um grande número de forças estão posicionadas em confronto uma contra a outra, a um ponto incontrolável", alertou Ko.
- Leia também: Dono da Ultrafarma consegue habeas corpus e não precisará pagar fiança de R$ 25 milhões
- Leia também: Brasil nega ajuda para participação na COP30
- Leia também: Ronaldo Caiado lidera aprovação entre governadores, segundo Genial/Quaest
A Coreia do Sul confirmou os disparos de advertência efetuados no começo da semana na fronteira. Segundo o Exército sul-coreano, soldados do Norte cruzaram a fronteira na Zona Desmilitarizada, o que levou suas tropas a fazer os disparos. Os militares norte-coreanos se retiraram em seguida, acrescentou.
O último enfrentamento entre os dois arquirrivais havia ocorrido em abril, quando as forças sul-coreanas efetuaram disparos de advertência após cerca de 10 soldados norte-coreanos cruzarem brevemente a fronteira.
Saiba Mais
-
Política 'Lawfare'? O que defesa de Bolsonaro alega em resposta ao STF
-
Política 'Tarcísio quer ganhar bolsonarismo, mas é omisso com Bolsonaro', diz Malafaia
-
Mundo Colômbia anuncia ofensiva militar para conter onda de violência
-
Mundo Acidente com ônibus de turismo deixa cinco mortos em Nova York
-
Mundo Irmã de Milei é investigada na Argentina por suspeita de corrupção
-
Mundo Plataforma se manifesta após morte de streamer durante transmissão ao vivo
