ESTADOS UNIDOS

Homem é preso por queimar bandeira dos EUA ao protestar contra Trump

Caso acontece um dia após Trump assinar decreto que determina prisão para quem praticar este ato

Um manifestante foi preso próximo à Casa Branca depois de incendiar uma bandeira americana em protesto contra a ordem executiva do presidente Donald Trump contra esse tipo de ato, informou a polícia nesta terça-feira (26).

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A prisão ocorreu na noite de segunda-feira, poucas horas depois de Trump assinar uma ordem instruindo o Departamento da Justiça a tomar medidas legais contra aqueles que queimam bandeiras, apesar das decisões da Suprema Corte que dizem que o ato de queimar bandeiras dos Estados Unidos está protegido constitucionalmente.

"Estou queimando esta bandeira como protesto contra esse presidente fascista ilegal que está naquela casa", gritou o homem em um alto-falante no Parque Lafayette, próximo à Casa Branca, segundo um vídeo compartilhado nas redes sociais e na mídia local.

"Eu lutei por cada um dos seus direitos de se expressar", disse o homem, que afirmou ser um veterano de guerra com 20 anos de experiência.

"É nosso direito (amparado pela) Primeira Emenda queimar esta bandeira, não importa o que o presidente diga", acrescentou.

Ele então incendiou a bandeira, que aparentemente havia sido borrifada com um produto inflamável. Agentes do Serviço Secreto apagaram o fogo com um extintor antes de deter o homem.

A Polícia de Parques confirmou que havia realizado uma prisão, citando regulamentos que proíbem colocar fogo sem permissão em parques públicos como o Lafayette.

A Suprema Corte determinou em uma decisão histórica de 1989 que queimar bandeiras dos Estados Unidos está protegido pelas liberdades inscritas na Primeira Emenda, e anulou as proibições contra a profanação da bandeira nacional.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html 

Mais Lidas