
O papa Leão XIV nomeou nesta sexta-feira (26) o arcebispo e jurista italiano Filippo Iannone para substituí-lo à frente de um departamento fundamental do Vaticano, o Dicastério para os Bispos, sua primeira nomeação importante dentro da Cúria Romana.
Desde a sua eleição em 8 de maio, o pontífice americano — que também tem nacionalidade peruana —, mostra uma grande moderação, evitando até agora nomeações para cargos importantes da Cúria, o governo central da Santa Sé.
Leia também: EUA registra disparos em igreja mórmon no mesmo dia da morte de líder
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Leão XIV anunciou que nomeou o monsenhor Filippo Iannone como "prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina", cargo que assumirá no dia 15 de outubro de 2025.
Leia também: Morre Russel M. Nelson, líder da igreja mórmon, aos 101 anos
Com este anúncio, Leão XIV dá prioridade ao Dicastério para os Bispos, o departamento encarregado de examinar as nomeações de bispos em todo o mundo, que ele próprio dirigia antes de ser eleito papa.
Iannone, de 67 anos, é um prelado originário de Nápoles que atualmente exerce o cargo de prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, órgão encarregado de interpretar as leis da Igreja.
Leia também: Os segredos da mulher que chegou aos 117 anos com idade biológica 23 anos mais jovem
Leão XIV, cujas declarações moderadas e estilo sóbrio contrastam com seu antecessor, o papa argentino Francisco, deve proceder a outras nomeações nos próximos meses.
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo