
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo direto aos brasileiros, em mensagem dita em português durante um programa de televisão na noite de quinta-feira (4/12). “Povo do Brasil, ocupem as ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Digo toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil”, afirmou.
A manifestação ocorreu após Maduro agradecer o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de quem recebeu um boné como presente ao vivo.
O líder venezuelano passou a adotar medidas extraordinárias de segurança depois de a Casa Branca autorizar uma operação secreta da CIA em território venezuelano e indicar que uma incursão pode ocorrer “muito em breve”.
De acordo com o jornal The New York Times, que cita fontes próximas ao chavismo, Maduro tem alternado com frequência seus locais de pernoite, utilizado vários celulares e ajustado sua rotina pessoal para reduzir riscos.
- Leia também: Trump confirma que conversou com Maduro por telefone
O temor de traições internas levou o presidente venezuelano a reforçar a presença de agentes cubanos em seu entorno imediato. Ele também teria incorporado oficiais da contrainteligência de Cuba às estruturas do Exército da Venezuela.

Ciência e Saúde
Mundo
Ciência e Saúde