
O presidente americano, Donald Trump, assegurou que os líderes da Ucrânia e da Rússia estão comprometidos com a paz. A fala do norte-americano ocorreu neste domingo (28/12). Trump descreveu que os esforços dos EUA para o fim da guerra no leste europeu estão nas "etapas finais".
- Leia também: Zelensky anuncia que se reunirá com Trump em breve
Trump — que tinha prometido acabar com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia no primeiro dia de seu mandato, em janeiro — afirmou que não tem um prazo, mas que busca acelerar o processo, ao receber na Flórida o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, neste domingo (28).
Assim como quando Zelensky se reuniu pela última vez com Trump, em outubro, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone um pouco antes com o presidente americano. Imediatamente, Trump expressou novas esperanças de trabalhar com Moscou. Quando perguntado se Putin estava comprometido com a paz apesar dos ataques, Trump disse que ele fala "muito a sério" a respeito.
- Leia também: Guerra na fronteira Norte
O renovado tom otimista de Trump contrasta com o ceticismo da Europa sobre as intenções de Putin, depois que Moscou lançou outro bombardeio maciço contra Kiev no sábado, enquanto Zelensky viajava para a Flórida.
Em declarações a jornalistas ao lado de Zelensky, que estava um degrau abaixo dele na entrada da residência, Trump afirmou que um acordo incipiente também seria bom para a Ucrânia.
"Haverá garantias de segurança. Serão fortes", disse Trump. "E os países europeus estarão muito envolvidos", acrescentou.
*Com informações da Agência France-Press

Mundo
Mundo
Mundo