O Japão declarou estado de alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a costa norte do país nesta segunda-feira (8/12). Segundo informações preliminares, o tremor ocorreu no mar próximo à cidade de Misawa, no norte do país.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro foi registrado a aproximadamente 80 quilômetros da costa da prefeitura de Aomori, a uma profundidade de cerca de 50 quilômetros. Informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também confirmam a localização do abalo.
As autoridades locais emitiram alertas de evacuação para comunidades costeiras, e a prefeitura da região prevê ondas que podem chegar a até 3 metros de altura nas próximas horas. Segundo a rede pública NHK, a primeira onda é esperada por volta das 23h40 do horário local (em torno de 11h40 no horário de Brasília.
O alerta de tsunami foi estendido às prefeituras de Hokkaido, Aomori e Iwate, após o terremoto ter sido sentido em grande parte das regiões norte e leste do Japão por volta das 23h15 (14h15 GMT).
Saiba Mais
-
Mundo Zelensky se reúne em Londres com aliados europeus após críticas de Trump
-
Mundo Trump diz que Zelenski não está pronto para proposta de paz dos EUA
-
Mundo 'Estilo Bukele' de segurança pública em El Salvador poderia ser replicado no Brasil?
-
Mundo Petro denuncia descoberta de corpos no mar da Colômbia que 'podem ser' por bombardeio dos EUA
-
Mundo 'El Patronato': os reformatórios onde a ditadura Franco internou mulheres para impor valores católicos ultraconservadores
-
Mundo Como as Maldivas estão virando um destino turístico (surpreendentemente) acessível
