EXPLOSÕES

Trump assume ataques na Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O governo venezuelano caracterizou a manobra como um ato de 'agressão imperialista extremamente grave'

Autoridades dos EUA celebram captura de Maduro na manhã deste sábado (3/1) e indicam fim da operação militar
 -  (crédito: Agência France-Presse)
Autoridades dos EUA celebram captura de Maduro na manhã deste sábado (3/1) e indicam fim da operação militar - (crédito: Agência France-Presse)

Explosões e sobrevoos de aeronaves foram registrados em Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado (3/1). O presidente americano, Donald Trump, assumiu a autoria da operação 'de larga escala' e afirmou que Nicolás Maduro foi capturado. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

"Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea", afirmou em uma publicação em rede social.

Em entrevista, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, disse que as autoridades desconhecem o paradeiro de Maduro e pedem uma prova de vida. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento dos ataques:

 

O governo venezuelano declarou estado de emergência e, em uma declaração oficial, disse que os ataques aconteceram em outros três estados do país: Miranda, La Guaira e Aragua. Os três concentram as principais bases militares do país.

"O objetivo dos ataques é tomar o controle dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular suas reserva de petróleo e minerais", afirmou o governo de Maduro em uma declaração, na qual também convoca a comunidade internacional a denunciar o que chamou de uma violação flagrante da lei internacional que coloca milhões de vidas em risco.

As explosões começaram por volta das 2h do horário local (3h em Brasília). Após as explosões, parte de Caracas ficou sem energia elétrica. 

*Matéria em atualização


  • Google Discover Icon
postado em 03/01/2026 06:35 / atualizado em 03/01/2026 10:50
x