IRLANDA

Milhares de agricultores protestam na Irlanda contra o acordo UE-Mercosul

Assinatura do acordo ocorrerá no sábado, 17 de janeiro, em Assunção, capital do Paraguai, confirmou o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramíre

Tratores tomaram as estradas de Athlone, no centro da Irlanda, exibindo faixas com slogans como
Tratores tomaram as estradas de Athlone, no centro da Irlanda, exibindo faixas com slogans como "Parem o UE-Mercosul" e a bandeira da União Europeia com a palavra "Vendidos" - (crédito: Gareth CHANEY / AFP)

Milhares de agricultores irlandeses protestaram neste sábado (10/1) contra o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, um dia depois dos Estados-membros da UE o foram aprovados, apesar da oposição de vários países, entre eles a Irlanda.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover
  • Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Tratores tomaram as estradas de Athlone, no centro da Irlanda, exibindo faixas com slogans como "Parem o UE-Mercosul" e a bandeira da União Europeia com a palavra "Vendidos".

Na sexta-feira, também houve manifestações na Polônia e bloqueios de estradas na França e na Bélgica, enquanto a UE aprovava o acordo comercial, que agora aguardava a ratificação do Parlamento Europeu.

Os agricultores temem que o pacto os prejudique e levem uma entrada abundante de produtos mais baratos procedentes dos países da América do Sul.

O acordo, negociado ao longo de mais de 25 anos, criaria uma maior área de livre comércio do mundo, impulsionando o comércio entre a UE e Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Os agricultores irlandeses têm especificamente que o acordo facilita a entrada de 99.000 toneladas de carne bovina mais barata procedente da América do Sul.

Neste sentido, a Associação de Agricultores Irlandeses (IFA), principal grupo de lobby do setor agrícola na Irlanda, descreveu o acordo como “muito decepcionante”.3

“Esperamos que os eurodeputados irlandeses se posicionem ao lado da comunidade agrícola e rejeitem o acordo com o Mercosul”, afirmou a presidente da IFA, Francie Gorman, em comunicado.

A assinatura do acordo ocorrerá no sábado, 17 de janeiro, em Assunção, capital do Paraguai, confirmou o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez.

  • Google Discover Icon
AF
postado em 10/01/2026 10:26
x