
Foi preso no Iraque nesta terça-feira (13/1) Kazem Hamad, um homem de 41 anos denominado pelo governo da Austrália como “um dos homens mais perigosos do mundo”. A prisão aconteceu após pedido oficial do governo australiano e, de acordo com o Centro Nacional Iraquiano, Hamad é responsável pela importação de grandes quantidades de drogas para o Iraque e Austrália, além de ser envolvido com o crime organizado.
- Leia também: Cantora de rock "se casa" com animal de estimação
Hamad também é conhecido como Kadhim Malik Hamad Rabah al-Hajami e atualmente vivia exilado no Iraque, país em que nasceu, após ser deportado da Austrália, onde ficou preso durante oito anos por tráfico de drogas. De acordo com o jornal australiano Herald Sun, em 2025 o patrimônio de Hamad seria de “centenas de milhões" e a polícia acredita que ele continua sendo uma figura poderosa entre as gangues de Melbourne.
“Ele está envolvido com gangues criminosas que têm grande influência na Austrália e no Oriente Médio e são responsáveis por assassinatos, tiroteios, lavagem de dinheiro, fraudes, agressões, incêndios criminosos e tráfico de drogas em nível global.”, disse o comunicado do governo Iraquiano sobre a prisão de Hamad.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em 2025, durante uma audiência no Senado da Austrália, a Comissária de Polícia Federal Australiana, Krissy Barret, declarou Hamad como uma ameaça à segurança nacional do país oceanico. Na sessão a Comissária também citou que informações da inteligência da polícia ligam Hamad ao atentado incendiário à sinagoga Adass Israel, na cidade de Melbourne em dezembro de 2024.
- Leia também: Venezuela dá início à soltura de cidadãos americanos
Em uma foto na rede social, Kazem Hamad aparece ao lado de uma Lamborghini Gallardo conversível, carro de luxo que no Brasil pode custar até R$ 1,5 milhões.
*Estagiário sob supervisão de Luiz Felipe
Saiba Mais

Mundo
Mundo
Mundo