Um incêndio destruiu, nesta quinta-feira (1º/01), uma igreja do século XIX em Amsterdã durante as celebrações conturbadas de Ano Novo nos Países Baixos, com duas mortes por fogos de artifício e vários atos violentos contra a polícia.
As chamas eclodiram durante a madrugada na igreja Vondelkerk, de 1872. A torre de 50 metros de altura desabou e o teto sofreu graves danos, mas as autoridades esperam que a estrutura permaneça intacta.
Até o momento, a causa do incêndio é desconhecida. Por outro lado, a presidente do sindicato da polícia holandesa, Nine Kooiman, denunciou uma onda de "violência sem precedentes" contra a polícia e os serviços de emergência durante a celebração de Ano Novo.
Kooiman disse ter sido atingida três vezes por fogos de artifício em Amsterdã e, na cidade de Breda, várias pessoas lançaram coquetéis molotov contra os agentes.
Além disso, duas pessoas, uma com menos de 17 anos e um homem de 38, morreram em acidentes com fogos de artifício, e outras três ficaram gravemente feridas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Também foram registradas duas mortes no oeste da Alemanha, em Bielefeld, pelo uso de artefatos pirotécnicos artesanais durante as comemorações de Ano Novo.
Os dois jovens de 18 anos "ativaram de maneira descontrolada artefatos pirotécnicos que eles mesmos fabricaram" e "sofreram ferimentos mortais no rosto", segundo a polícia local.
Saiba Mais
-
Revista do Correio 7 dicas para tornar o gato mais sociável
-
Flipar Surreais formações do maior deserto de sal do mundo
-
Flipar Conheça o lugar conhecido como ‘Zona da Morte’ onde os crimes não são julgados
-
Mundo Zohran Mamdani toma posse como prefeito de Nova York
-
Política Carlos se pronuncia após Moraes negar prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Flipar Entenda como novas ferramentas de tradução em tempo real podem revolucionar a comunicação mundial
