O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma entrevista ao jornal New York Post neste sábado (24/1), que o petróleo venezuelano que estava apreendido em navios foi retirado e está chegando às refinarias norte-americanas.
Na entrevista, ele disse que não está autorizado a contar. Em seguida, afirma: "mas vamos colocar desta forma, eles não têm petróleo. Nós pegamos o petróleo". Agora, segundo ele, "o petróleo está chegando às refinarias em Houston, em vários lugares".
O presidente americano afirma que o país está gerindo o petróleo na Venezuela. "A Venezuela vai receber uma parte, e nós vamos receber outra. Depois, teremos as grandes empresas de petróleo entrando, e elas vão extrair tanto petróleo que a Venezuela ganhará mais dinheiro do que jamais ganhou antes", disse ao Post.
Na terça-feira (20/1), Trump afirmou que havia retirado 50 milhões de barris de petróleo da Venezuela e estava vendendo parte dele no mercado aberto.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou no mesmo dia que o país recebeu a primeira parcela do acordo de fornecimento desses barris com a venda do petróleo, no valor de US$ 300 milhões.
Os Estados Unidos tomaram o controle do petróleo na Venezuela após invadirem o país no dia 3 de janeiro e destituir o presidente Nicolás Maduro em uma operação surpresa. Desde então, Trump deixou claro seu objetivo em tomar conta do recurso na Venezuela.
Saiba Mais
-
Mundo Fibra é a nova proteína? Os surpreendentes benefícios da mais nova tendência de bem-estar
-
Mundo Trump ameaça Canadá com 'tarifas de 100%' caso faça acordo comercial com a China
-
Mundo Homem morto por agentes do ICE era cidadão americano de 37 anos; veja vídeo
-
Mundo O ambicioso escudo antidrone com que Colômbia quer combater ataques aéreos de grupos armados
-
Mundo Cerca de 100 líderes religiosos são presos em protesto contra o ICE nos EUA
-
Mundo Tiroteio envolvendo agentes de imigração deixa mais uma pessoa morta em Minneapolis
