LIMA

Congresso peruano elege José María Balcázar como presidente interino

Representante da esquerda assume o país em meio a crise política. Dos últimos oito presidentes, quatro sofreram impeachment e dois renunciaram antes do término do mandato

Novas eleições estão marcadas para o dia 12 de abril e, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, um segundo turno acontecerá em junho -  (crédito: AFP Photo/Peruvian Congresso)
Novas eleições estão marcadas para o dia 12 de abril e, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, um segundo turno acontecerá em junho - (crédito: AFP Photo/Peruvian Congresso)

O ex-juiz e parlamentar de esquerda José María Balcázar foi eleito o presidente interino pelo Congresso do Peru, na noite desta quarta-feira (18/2). A votação ocorreu após a destituição do líder da direita José Jerí, na última terça-feira (17/2).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Balcázar é do partido "Perú Libre" e disputou os votos do Congresso com outros quatro candidatos. Após uma primeira rodada sem maioria absoluta, os dois mais votados passaram para o segundo turno, em que Balcázar venceu Maricarmen Alva Pietro com 60 votos entre 113 dos parlamentares.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O país passa por uma intensa turbulência política. Dos últimos oito presidentes peruanos, quatro sofreram impeachment e dois renunciaram antes do término do mandato. Ollanta Humala foi o último a chegar ao fim do mandato, em 2016.

O mandato de Balcázar será curto. Eleições populares estão marcadas para o dia 12 de abril. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, um segundo turno acontecerá em junho.

 

  • Google Discover Icon
postado em 19/02/2026 00:37 / atualizado em 19/02/2026 00:41
x