Uma atividade que prometia interação com animais silvestres terminou em susto em um zoológico no sul da China na quinta-feira (26/2). Uma menina de 10 anos foi agarrada por uma leoa enquanto participava de uma experiência de alimentação no Zoológico do Parque Zhongshan de Shantou, localizado na província de Guangdong.
Imagens gravadas por visitantes mostram o momento em que o animal estende a pata entre as grades e segura a calça da criança, puxando-a em direção ao recinto onde estavam outros leões. A menina gritou enquanto os funcionários correram para soltá-la.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Um tratador que acompanhava a atividade conseguiu agir rapidamente. Primeiro, segurou a criança para impedir que fosse arrastada e, em seguida, utilizou um objeto metálico para pressionar a leoa até que ela soltasse a perna da menina. A ação durou poucos segundos, mas causou pânico entre os visitantes.
Veja o registro feito por visitantes:
A criança sofreu escoriações leves na perna e foi levada a um hospital da região. Após atendimento médico e aplicação de vacina preventiva contra a raiva, recebeu alta no mesmo dia.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, uma apuração interna indicou que a menina foi levada a uma área destinada à alimentação dos leões mesmo sem ter idade mínima para participar da atividade. Também foi identificado que o acesso de visitantes a áreas restritas já havia ocorrido em outras ocasiões.
O funcionário responsável foi afastado das funções enquanto o caso é investigado. A direção do zoológico informou que a unidade está fechada temporariamente para revisão dos protocolos de segurança e das práticas de manejo durante experiências interativas com animais, tendo em vista que além do ataque houve a quebra de uma das regras em relação à idade da criança.
Autoridades locais acompanham o caso e avaliam medidas para reforçar as normas de segurança no local.
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca
