Artigo

Análise: Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?

Dom e Bruno, vocês não estão sozinhos, nem estarão, embora esta seja uma luta para os bons e fortes — e, sabemos, há muita gente ruim neste pedaço de mundo chamado Brasil

Ana Dubeux
postado em 12/06/2022 06:00
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Enquanto escrevo, ainda esperamos por resposta. E temo que essa resposta demore a chegar: afinal, onde estão o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira? O que aconteceu com eles? Devemos insistir: não há espaço para a desistência enquanto há angústia.

Ouço os relatos sobre a trajetória corajosa desses dois homens que ousaram desafiar os perigos de uma floresta conflagrada, sofrendo com os desmandos e a omissão das autoridades. Ouço os apelos desesperados das famílias. Ouço as cobranças dos artistas e dos jornalistas por buscas, providências, notícias. Ouço a voz dos defensores da Amazônia reverberando aqui e lá fora.

Não há nem deve haver silêncio quando se trata da maior reserva de verde e vida do planeta, quando se trata daqueles que estavam a serviço da humanidade, mapeando a devastação. Dom e Bruno, vocês não estão sozinhos, nem estarão, embora esta seja uma luta para os bons e fortes — e, sabemos, há muita gente ruim neste pedaço de mundo chamado Brasil.

A Amazônia não sofre sozinha. Todos nós somos reféns dos ataques seguidos à floresta. Também por isso todos nós somos responsáveis pela defesa inconteste desse ecossistema tão rico e poderoso. Assim como devemos ser protetores de quem está na linha de frente da batalha contra a invasão dos territórios indígenas, o desmatamento acelerado e criminoso, o tráfico de drogas, os garimpos que contaminam os rios e criam fendas, feridas que jamais fecham.

São tantos os crimes contra a Amazônia que é difícil listar. Mas a omissão e o desdém diante do que acontece lá são ainda mais criminosos. Dom Phillips e Bruno Pereira trabalhavam por nós e pelos povos originários da floresta quando desapareceram. A demora nas buscas e o pouco empenho no resgate são indícios de uma barbárie que já conhecemos: a opção livre e arbitrária de entregar a Amazônia ao crime.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.