Editorial

Visão do Correio: Adeus a Bruno e a Dom Phillips

Hoje, tanto o Vale do Javari quanto a Terra Ianomâmi e outros territórios de etnias originárias estão vulneráveis, sem nenhuma proteção

Correio Braziliense
postado em 25/06/2022 06:00
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Familiares e líderes de diferentes povos indígenas do Nordeste, reunidos em Recife, ontem, participaram da cerimônia de sepultamento dos restos mortais do indigenista Bruno Araújo Pereira. Ele e o jornalista inglês Dom Phillips foram executados por invasores da Terra Indígena Vale do Javari, no dia 5 deste mês. Amanhã, em Niterói (RJ), será cremado o corpo de Phillips. A cerimônia está prevista para ter início às 9h, quando será divulgado um manifesto.

Os corpos de Bruno e Phillips só foram encontrados 10 dias depois. Os irmãos Amarildo Oliveira, o Pelado, e Oseney Oliveira, o Dos Santos, confessaram a barbárie. Além deles, foi preso Jefferson da Silva Lima, cúmplice da execução. Na última quinta-feira, Gabriel Pereira Dantas se entregou à Polícia Militar de São Paulo e admitiu ter pilotado o barco dos criminosos.

A Polícia Federal, que no primeiro momento descartou a possibilidade de haver um mandante, recuou e reconheceu que a eliminação de Bruno e Phillips pode ter sido encomendada. Os assassinos são suspeitos de trabalharem para grupos de pescadores ilegais, subordinados aos narcotraficantes, que trafegam entre o Brasil e países vizinhos — Peru, Colômbia e Bolívia. Bruno não só denunciou, mas buscou combater as ilegalidades no Vale do Javari, onde vivem vários povos originários isolados. Phillips acompanhava o amigo, para colher dados que se transformariam em livro.

O Vale do Javari, no Amazonas, foi reconhecido como território indígena, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Nos últimos anos, com o incentivo de políticas à exploração das terras dos povos originários, a situação tornou-se mais grave. Uma cena que lembra o que ocorreu nos anos 1990, época em que ainda existia uma política indigenista e uma Fundação Nacional do Índio (Funai) decidida cumprir a missão de proteger e defender os indígenas do país.

Por volta de 1992, o povo Ianomâmi foi acossado por garimpeiros, em Roraima. A área foi invadida por cerca de 40 mil homens dispostos a rasgar o território indígena em busca de ouro e outros minérios. Uma enorme matança de ianomâmis por garimpeiros, conhecida como o Massacre de Haximu, com repercussão internacional, sacudiu o poder público para tomar iniciativas contra os invasores, vetores de doenças e autores de atrocidades contra os indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal, com muito menos tecnologia do que há disponível hoje, conseguiram impor uma estratégia que levou à desocupação do território Ianomâmi. As operações contavam com apoio da Aeronáutica. Uma das primeiras providências foi a interdição do espaço aéreo, a fim de impedir que suprimentos e equipamentos chegassem aos garimpeiros. Ao mesmo tempo, incursões por terra chegavam aos acampamentos, onde equipamentos eram destruídos e invasores detidos. A ação ostensiva do poder público frustrou a tentativa dos garimpeiros de dominação da Terra Indígena Ianomâmi.

Hoje, tanto o Vale do Javari quanto a Terra Ianomâmi e outros territórios de etnias originárias estão vulneráveis, sem nenhuma proteção. Impõe-se ao governo federal rever suas decisões. Os ditames constitucionais não podem se tornar letra morta, como os corpos que sucumbem em defesa dos direitos dos guardiões da floresta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.