Escândalo

Artigo: Sobre poder, assédio e tolerância criminosa

A legislação sobre assédio está em vigor há duas décadas, mas "relatos e pesquisas mostram que o sistema judiciário e a polícia tendem a diminuir a importância do relato da vítima mesmo quando está fisicamente machucada"

Ana Dubeux
postado em 03/07/2022 06:00 / atualizado em 03/07/2022 19:56
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

As denúncias contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual, moral, importunação sexual, constrangimento e outras condutas criminosas e abjetas vão além dos fatos. Mais do que suscitar investigações e - espero - punições, revelam como as instâncias de poder injetam ânimo no assediador para cometer atrocidades no ambiente de trabalho.

Num cargo importante, é comum ver homens se sentirem à vontade para estender o poder de ofício aos corpos femininos. Investidos no cargo, passam a acreditar que podem interferir em como as pessoas - sobretudo mulheres, mas não só elas, uma vez que homens também são assediados - se vestem ou se comportam. Sentem-se inteiramente livres para assediar, constranger, tocar, gritar, humilhar, fazer convites indecorosos.

Uma vez no poder, transformam o próprio desejo no comandante de suas ações, sem qualquer preocupação de punição. E, normalmente, levam junto outros homens, que se desnudam de qualquer comprometimento moral para seguir o líder, tornando-se muitas vezes semelhantes a eles. O séquito machista naturaliza a agressão, classificando como "apenas uma cantada" ou "bastava dizer que não". Uma vez denunciados, perseguem a vítima e investem contra sua carreira.

A legislação sobre assédio está em vigor há duas décadas, mas "relatos e pesquisas mostram que o sistema judiciário e a polícia tendem a diminuir a importância do relato da vítima mesmo quando está fisicamente machucada. Se isso acontece com o estupro, imagine com o assédio". A constatação é da professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Heloisa Buarque, em entrevista ao Correio.

O medo de retaliação transforma os casos em números esparsos. Há poucas denúncias para o tamanho do problema. A presidente do TCU, Ana Arraes, disse bem: "Esse episódio recente, que merece ser investigado e, se confirmado, punido com todo rigor, é apenas um sintoma grave de um problema muito maior, que é a ausência de políticas eficazes de prevenção e combate ao assédio nas organizações públicas".

Na verdade, nas organizações públicas e privadas. Assim como no ambiente doméstico. Veja só: 40% das servidoras e magistradas que atuam no sistema de Justiça brasileiro já sofreram algum tipo de violência doméstica, de acordo com um estudo que publicamos.

Não há trégua nem espaço privilegiado quando o machismo impera. Vivemos na cultura do patriarcado, na qual o homem branco dá as cartas e define as regras do jogo. Felizmente, isso está mudando. Campanhas como #chegadefiufiu ou #metoo colocam o dedo na ferida e expõem o agressor.

Cada vez que uma mulher denuncia, uma onda se forma, cobrindo outras mulheres de coragem para denunciar também. Mas a única forma de acabar de vez com isso é ter uma parcela significativa de lideranças femininas. Mulheres devem ocupar espaços de poder. Pense nisso nas próximas eleições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação