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Artigo: Argentina aposta no Centro-Oeste brasileiro

Em 2021, o comércio bilateral entre Argentina e os estados do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) foi de quase US$ 1,5 bilhão. Em 2021, esses estados compraram produtos da Argentina por cerca de US$ 1,2 bilhão e exportaram US$ 270 milhões

Correio Braziliense
postado em 28/08/2022 06:00 / atualizado em 28/08/2022 10:54
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Ministro Rodrigo Bardoneschi - Chefe da Seção Económica e Comercial da Embaixada Argentina em Brasília

Nos últimos anos, mesmo com o impacto da pandemia de covid-19, os estados do Centro-Oeste foram os que alcançaram maior crescimento no Brasil. Da Embaixada da Argentina em Brasília vemos um enorme potencial nessa região e, portanto, com o embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Scioli, iniciou-se uma etapa de fortalecimento da relação bilateral.

Em 2021, o comércio bilateral entre Argentina e os estados do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) foi de quase US$ 1,5 bilhão. Em 2021, esses estados compraram produtos da Argentina por cerca de US$ 1,2 bilhão e exportaram US$ 270 milhões. Os principais produtos exportados pela Argentina para o Centro-Oeste do Brasil em 2021 foram desde energia elétrica até motores, autopeças, leguminosas, trigo, farinha, metanol, tubos plásticos, entre outros.

No mesmo período, a Argentina comprou soja, minério de ferro e ferro fundido de Mato Grosso do Sul, remédios, milho doce e máquinas agrícolas de Goiás, geleias e carnes de Mato Grosso e máquinas e aparelhos mecânicos do Distrito Federal. Um dos eixos centrais da Embaixada no Brasil é fortalecer essa relação por meio da promoção do comércio, numa perspectiva federal e regional, apoiando especialmente as pequenas e médias empresas no desenvolvimento de seu potencial exportador. Algumas das ações mais significativas realizadas pela Embaixada no Centro-Oeste do Brasil são:

1. Lançamento da Rodada de Negócios do Setor de Alimentos e Bebidas. Em 1º de setembro se realizará na Embaixada da Argentina em Brasília a Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas Argentinos. O evento presencial contará com 36 empresas de nove estados da Argentina, que virão até a capital do país para oferecer os produtos e conseguir novos clientes brasileiros, entre eles representantes dos setores supermercadista, atacadistas e varejistas do DF, Goiás, Amazonas e Mato Grosso. A oferta argentina é grande e abrange — além dos famosos vinhos argentinos — queijos, azeites, produtos de padaria, farinhas, batatas congeladas, produtos para alimentação saudável, laticínios em geral, frutas e leguminosas, entre outros. A Embaixada Argentina agendará reuniões de negócios para que cada empresa tenha encontros individuais com os clientes brasileiros interessados.

2. Criação e fortalecimento das Câmaras de Comércio bilaterais, constituídas pelas entidades produtivas mais importantes de cada um dos Estados. Em 2020, foi criada a Câmara de Comércio Argentina-Brasília e, em 2021, a Câmara de Comércio Bilateral Argentina-Goiás. Nos dois casos, contamos com o inestimável apoio das Federações de Comércio, Serviços e Turismo de Bens de cada estado, que atuam como ponte com outras associações e entidades empresariais, inclusive federações de indústria.

3. Criação do Programa de Redução de Custos Logísticos no comércio bilateral com o Brasil, que concede benefícios aos exportadores argentinos e importadores brasileiros de produtos argentinos com descontos médios de 25% nos custos de importação nos serviços portuários, armazéns alfandegados e empresas de comércio exterior. Já estabelecemos alianças com 24 operadores logísticos e de comércio exterior, sendo quatro do Centro-Oeste (Porto Seco Centro-Oeste, Laxl International Trading, Komex-GO e T-Komex).

4. A conectividade aérea é essencial para promover o fluxo do turismo e criar um ambiente de confiança para os negócios. Por isso, em 5 de abril, foi restabelecido o voo direto Brasília-Buenos Aires operado pela Aerolíneas Argentinas. Com quatro frequências semanais, já transportou mais de 18 mil passageiros, com uma taxa de ocupação média de 90%. Além disso, realizamos treinamentos em turismo para mais de 100 agentes e operadores turísticos em Brasília e Goiânia.

O contexto internacional global é marcado por desafios pós-pandemia, conflitos armados, guerras comerciais, escassez de energia, aumento do custo do frete internacional, entre outras variáveis. Esse cenário nos leva a valorizar ainda mais a relação estratégica entre Argentina e Brasil e explorar plenamente as oportunidades. Nosso desafio conjunto é promover a integração das cadeias produtivas, financeira, industrial, energética, agroalimentar, o turismo, a infraestrutura e a integração científica e tecnológica. Estamos convencidos de que aprofundar o caminho iniciado com o Centro-Oeste do Brasil será muito benéfico para ambos os países, iniciando nova etapa no relacionamento bilateral.

 


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