homenagem

Artigo: Meu nome também é Gal

Ana Dubeux
postado em 13/11/2022 06:00 / atualizado em 13/11/2022 07:13
 (crédito: kleber sales)
(crédito: kleber sales)

Meu nome também é Gal, repito. Gal vem de Graça, talvez de estado de permanente graça. Agora de impermanência. Assim é a vida, afinal. Antes aqui; daqui a pouco em algum canto, que há de ser bom, quiçá melhor. Gal não está em qualquer lugar, mas no nosso coração que ainda bate. E nem é só saudade que a gente sente.

O que sentimos é aquela voz ainda pulsando por dentro, reverberando por fora. Tão particular, tão universal. Tão única, tão de todos. Quisera eu ter uma frase que rompesse vírgulas, pontos, como a voz dela fez e faz. Só para falar dela. Gal e seu repertório são potentes, ultrapassam, transpassam, atravessam e confortam.

Gal ainda cantará em nós e será para sempre, sempre lindo. Artista maravilhosa, de tantos ritmos, encantos e axés. Luz do sol, Gabriela, Chuva de prata, Vaca profana, Baby... Que saudade!

Ela nos embalou, dançou com a gente, conclamou "Brasil, mostra tua cara", moveu nossas estruturas, nossas "cadeiras", remexeu tudo por dentro e por fora. Gal é memória e vivência. Artista, militante, amiga de Gil, Caetano, Bethânia e tantos outros. Filha da Bossa Nova, da Bahia, do Brasil. Mãe de todas as vozes, como disse Nando Reis. Mãe de Gabriel; mulher de Wilma.

O choro dos fãs é mais um pranto para o nosso luto coletivo, que parece não acabar. A morte é o curso natural da vida, mas estamos preparados para perder tanto? Gal não precisava ter ido agora, não é? Podia ter ficado mais em nossa companhia. Podia ter alegrado mais o Brasil. Mas não há de ser nosso o direito de recriminar Deus por a ter levado. Quem sabe os planos que tem pra ela ou pra nós todos? Acredito que há generosidade nas escolhas sagradas e nos mistérios.

Todos nós de alguma forma somos Gal e sua energia limpa e grandiosa. Cada canção que ouvimos reverbera luz em seu caminho. Vamos ouvi-la para sempre porque a memória dela está preservada. Sinto assim. De verdade. E olha que presente é isso!

Toda a sua obra está presente. Seu legado para o Brasil é perene e intenso. Gal merece todas as homenagens. É única, talento incontestável. Ícone da MPB. Do forró à cantiga de ninar, do rock às músicas de protesto. Tinha o ecletismo na veia e tudo o que cantava também encantava. Para sempre, seremos Gal. Seremos "amor da cabeça aos pés" por ela, profundamente gratos pelo que fez por nós.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.