Opinião

Artigo: Uma questão de pele

Numa população em que 13% das pessoas são pretas, apenas 5,8% dos médicos também o são. O impacto desse quadro está exposto diariamente com as sutilezas de um racismo estrutural que permeia nossa comunidade

Correio Braziliense
postado em 01/12/2022 06:00
 (crédito: caio gomez)
(crédito: caio gomez)

ANDRÉ MOREIRA — Dermatologista formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é membro da Skin of Color Society 

Por quantos médicos pretos você já foi atendido? Na maioria das vezes a resposta para essa pergunta será um número bem pequeno ou mesmo zero. Segundo estudo da UFRJ de 2010, os médicos pretos correspondiam a menos de 20% de uma população de profissionais de saúde com cargo público. Nos Estados Unidos (EUA), um levantamento feito em 2018 não demonstra situação diferente.

Numa população em que 13% das pessoas são pretas, apenas 5,8% dos médicos também o são. Quando olhamos especificadamente para dermatologia, a percepção desse cenário é a mesma, apenas 3% dos dermatologistas nos EUA eram negros segundo levantamento de 2016.

O impacto desse quadro está exposto diariamente com as sutilezas de um racismo estrutural que permeia nossa comunidade. Exemplo recente é a onda de cirurgias e procedimentos para o nariz parecer mais fino. Até o uso da medicação isotretinoína, cuja indicação clássica é o tratamento da acne, foi divulgado em redes sociais através de argumentos sem embasamento científico claro para o fim. A pergunta que fica é: a quem atende esse padrão estético?

Além de não termos número expressivo de médicos pretos, a presença de imagens com pele preta nos livros de dermatologia ainda é ínfima. Segundo estudo de 2020 publicado na revista da Academia Americana de Dermatologia, apenas 3,9% das imagens dos principais livros de dermatologia representam doenças de pele de pessoas pretas. Quando pensamos que a formação de novos dermatologistas no Brasil se dá principalmente em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), o problema persiste.

Segundo o manual de Política Nacional de Saúde Integral da População Negra de 2017, "a proporção de pessoas que consultaram um médico nos últimos 12 meses é maior entre as pessoas brancas (74, 8%) do que entre pretas (69,5%) e pardas (67,8%). Assim, as pessoas negras (pretos e pardos) ficam abaixo da média nacional, que é 71,2% (142,8 milhões), de pessoas que consultaram um médico nos últimos 12 meses.

Se "o que não é visto não é lembrado", percebemos aqui que o problema do acesso da população preta aos serviços de saúde impacta o conhecimento das condições de pele, o que pode ter impacto na formação de novos dermatologistas.

Estudo australiano feito com 136 dermatologistas daquele país mostrou que 80% deles gostaria de mais treinamento em peles não brancas e 75% não se sentiam totalmente confiantes para lidar com problemas cosméticos comuns dessa população. Outro estudo norte-americano mostrou que 95% dos 151 médicos da atenção básica conversam com mulheres negras sobre a prática de atividade física, porém 76% deles não incluem a questão dos cuidados capilares nessa mesma conversa.

É sabido o impacto negativo que a manutenção dos penteados das mulheres afro-americanas causa na prática de exercício. Muitas se privam da atividade física para evitar que tranças e outros penteados precisem ser reestilizados com frequência, mas apenas 34% dos médicos entrevistados se sentiam confortáveis para discutir o tópico com as pacientes.

Apesar do cenário não favorável à nossa comunidade, os nossos esforços contínuos têm trazido avanços. Atualmente a Skin of Color Society, nos EUA, é a maior sociedade agregadora de profissionais que estudam e cuidam da pele preta e cresce com a inclusão de novos membros e participação efetiva em eventos que moldam a dermatologia atual. A indústria tem percebido o poder do black money e (ainda que de maneira tímida na maioria dos casos) criando produtos que atendem uma demanda para tons de pele não brancos que, por incrível que pareça, são o da maioria da população do nosso país.

Dermatologistas e outros profissionais da saúde pretos estão criando espaços para que a nossa comunidade seja acolhida de maneira integral, porque, afinal, todos merecem ser cuidados e olhados de maneira individual e participando efetivamente da formação de novos médicos para ampliar o conhecimento e estimular a pesquisa em cuidados com a saúde da população de pele não branca. Porém, mais ainda precisa ser feito. E esse mais começa individualmente. "Não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas".

O manual de Política Nacional de Saúde Integral da População Negra ainda nos traz a informação de que "37,8% da população adulta preta ou parda avaliaram sua saúde como regular, ruim ou muito ruim, contra 29,7% da população branca". Enquanto a dor tiver cor, ainda teremos esses abismos que excluem a população preta de saúde de qualidade, dentro e fora da pele.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.