Manifestação

Casagrande defende atleta que disse 'Fora Bolsonaro': 'Direito de se expressar'

Comentarista rebateu nota da Confederação Brasileira de Vôlei e endossou protesto da jogadora de vôlei Carol Solberg

Correio Braziliense
postado em 21/09/2020 18:55
Comentarista defendeu atleta que encerrou entrevista com
Comentarista defendeu atleta que encerrou entrevista com "Fora Bolsonaro" e foi repreendida por confederação - (crédito: Nelson ALMEIDA/AFP)

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande usou seu perfil no Twitter para defender a jogadora de vôlei Carol Solberg na tarde desta segunda-feira (21/9). Após terminar uma entrevista com “fora Bolsonaro” a atleta foi repreendida em nota pública pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Para Casagrande, texto da entidade viola o “legítimo direito de se expressar politicamente” da esportista. “A CBV repudiou a manifestação e ameaçou com ‘medidas cabíveis’. E ainda usou, em sua nota, um inaceitável ‘denegrir’, um termo racista que deve ser fortemente repudiado”, escreveu.

O comentarista terminou com uma manifestação própria que endossou o ato de Solberg. “Nós, do movimento Esporte pela Democracia, treplicamos aqui de maneira singela: a única medida cabível à CBV é seu silêncio em respeito à liberdade de expressão.”

A postagem ainda é acompanhada por uma foto da jogadora sobre a qual se lê: “Esporte é democracia. Liberdade de expressão é jogo limpo”. 

Embate político

A Comissão Nacional de Atletas de Vôlei de Praia também emitiu nota na qual manifestou a intenção de proibir que jogadores manifestem qualquer opinião política em público. Entretanto, essa não é a primeira vez que representantes do esporte manifestam suas preferências partidárias durante as competições.

Em 2018, dois jogadores da seleção masculina de vôlei de quadra posaram para foto fazendo o número 17, do então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro. A imagem foi postada na conta oficial da CBV. Embora o assunto tenha gerado polêmica, a confederação não respondeu da mesma maneira.

À época, a CBV afirmou “não se permitir controlar redes sociais de atletas, (mas) não compactuar com manifestações políticas” e apagou a publicação sem maiores represálias aos atletas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação