BRIGA POLÍTICA

Bolsonaro diz que pandemia está perto do fim e que Doria quer se promover

Presidente volta a atacar o governador paulista, com quem tem se desentendido por conta da pandemia do novo coronavírus

Ingrid Soares
postado em 30/10/2020 15:46
Doria visita Bolsonaro no hospital, quando os dois ainda eram amigos -  (crédito: Governo de SP/Divulgação
)
Doria visita Bolsonaro no hospital, quando os dois ainda eram amigos - (crédito: Governo de SP/Divulgação )

O presidente Jair Bolsonaro criticou novamente, na tarde desta sexta-feira (30/10), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele acusou o tucano de apressar a vacina contra a covid-19 para se promover e voltou a falar que Doria é autoritário por querer obrigar a imunização no estado paulista.

Sem apresentar dados, o chefe do Executivo ainda afirmou que a pandemia do novo coronavírus está chegando ao fim, apesar de especialistas afirmarem o contrário. Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, a doença já tirou a vida de 159.033 brasileiros.

“Vocês têm um governador um tanto quanto autoritário, né? Quer até dar vacina na marra na galera, né? Que que eu vejo na questão da pandemia? Ela está indo embora, isso já aconteceu, a gente vê em livros de história e ele quer acelerar uma vacina agora, falou que ia vacinar 46 milhões, né? Não sei, não tem autoridade para isso e, no meu entender, uma arbitrariedade. Eu não sei que adjetivo eu daria para quem quer na marra, já fala em aplicar uma vacina que ninguém ainda falou que está 100% comprovada cientificamente, diferente da hidroxicloroquina que existe há quase 70 anos no Brasil”, comentou Bolsonaro, ao falar com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Briga política

O presidente e Doria têm protagonizado uma briga política em torno da vacina contra a covid-19 e trocado farpas diariamente. O mandatário disse também que o governador quer se tornar uma espécie de salvador. "Está acabando a pandemia, acho que ele quer vacinar o pessoal rapidinho porque vai acabar. Daí ele fala: 'Acabou por causa da minha vacina, tá ok?' Então, o que está acabando é o governo dele, com toda certeza", concluiu.

Depois de se despedir dos apoiadores, Bolsonaro seguiu para o Guarujá (SP), onde vai passar o feriado de Finados. Ele estava acompanhado com a filha Laura, 10 anos.

"Procura outro"

Em live na noite de quinta-feira (29/10), em mais um rompante contra o governador, Bolsonaro disse para o tucano “procurar outro” para pagar a vacina CoronaVac. "Querido governador de São Paulo, você sabe que eu sou apaixonado por você, você sabe disso. Fica difícil, né? E outra coisa: ninguém vai tomar sua vacina na marra não, tá ok? Procura outro. Eu que sou governo, o dinheiro não é meu, é do povo, não vai comprar a sua vacina também não, tá ok? Procura outro para pagar a tua vacina ai”, declarou.

Nesta sexta-feira, porém, o vice-presidente Hamilton Mourão contradisse Bolsonaro e afirmou que o governo federal vai ajudar a financiar as doses da Coronavac.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação