ELEIÇÕES

Em live eleitoral, Bolsonaro pede ‘expulsão do comunismo no Brasil’

Durante transmissão para divulgar candidatos, presidente pediu que eleitores não votem em políticos dos partidos de esquerda

Wesley Oliveira
postado em 09/11/2020 20:00 / atualizado em 09/11/2020 20:01
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

Como prometido dias antes, o presidente Jair Bolsonaro realizou, nesta segunda-feira (9/11), uma live para divulgar candidatos apoiados por ele nas eleições municipais deste ano. Na transmissão, que foi apelidada por ele de horário eleitoral, o chefe do Executivo pediu para que os eleitores não votassem em candidatos de esquerda.

“Alguns partidos usavam a cor vermelha, tinham uma estrela bonita e uma foice. Não podemos votar nesses partidos. Temos que expulsar o comunismo do Brasil”, disse Bolsonaro.

Ao lado da candidata a prefeita de Recife (PE) Delegada Patrícia (Podemos), o presidente fez um pedido: “Precisamos afastar o socialismo. Vamos pintar o Nordeste de verde e amarelo”.

Durante a live, Bolsonaro afirmou que candidatos que apoiam as medidas de isolamento adotadas pelo novo coronavírus devem ser evitados pelos eleitores. Na visão dele, os políticos que adotaram “lockdowns” ajudaram a quebrar a economia.

“Tudo que eu falei sobre a pandemia se concretizou. Então, você deve questionar o seu atual prefeito. Estão falando, aí, em uma segunda onda de contaminação, você deve saber se o atual prefeito vai mandar fazer novo lockdown. A grande mídia já reconhece que o 'fique em casa' gerou desemprego”, disse Bolsonaro.

Ao questionar a Delegada Patrícia se ela adotaria medidas de isolamento caso eleita, a candidata afirmou que iria seguir as determinações do governo federal. “Vou seguir o Ministério da Saúde, o que vocês decidirem. Sei que as decisões são tomadas de formas técnicas”, alegou a candidata de Recife.

Ainda falando sobre o novo coronavírus, Bolsonaro afirmou que uma vacina para a covid-19 só será comprada pelo governo federal ser tiver eficácia comprovada. “Mas, reafirmo, a vacinação não será obrigatória”, disse. Recentemente, o presidente desautorizou uma negociação do Ministério da Saúde e o governo do estado de São Paulo para compra da CoronaVac, imunizante produzido por um laboratório chinês e o Instituto Butantã.

Judicialização

Os candidatos à prefeitura de São Paulo Orlando Silva (PCdoB) e Joice Hasselmann (PSL) acionaram a Justiça Eleitoral para impedir Jair Bolsonaro de promover a propaganda eleitoral durante as lives semanais. Em ações distintas, os dois políticos acusam o chefe do Executivo de abuso de poder.

“O uso da máquina pública é patente, em favor de candidatos da preferência do Presidente da República. A live é gravada no Palácio do Alvorada, certamente se utilizando de todo o aparato técnico do governo federal, inclusive de servidores públicos, com o fim de privilegiar candidaturas de seu interesse pessoal”, escreveram os advogados Fátima Cristina Pires Miranda, Wilton Luis da Silva Gomes e Cristiano Vilela de Pinho, que representam Orlando Silva.

O documento sustenta que a promoção de candidaturas específicas de familiares, amigos, pessoas próximas ou antigos companheiros se traduzem em abuso do poder político. “Além isso, a fala presidencial confunde o eleitor, pois este não consegue diferenciar o que se trata de apoio pessoal do cidadão Jair Bolsonaro, do que seria uma manifestação oficial do governo federal”.

A defesa de Joice coloca que o presidente da República cedeu bens móveis, imóvel e servidores pertencentes à administração pública federal em benefício do também candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos), o que contraria a Lei das Eleições. “Há efetiva conduta que tende a afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos, como preconizado na norma.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação