ELEIÇÕES

Para Mourão, partidos de centro foram os "vencedores" das eleições

Vice-presidente afirmou que eleitores optaram por candidatos tradicionais e que as derrotas não podem ser colocadas na conta de Bolsonaro

Wesley Oliveira
postado em 16/11/2020 12:20 / atualizado em 16/11/2020 12:20
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (16/11) que os partidos de centro foram os "grandes vencedores" do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Na visão de Mourão, os eleitores optaram por candidatos "mais tradicionais e mais conhecidos".

"O que foi dado a conhecer até o presente momento, não fiz nenhuma análise aprofundada, é que os partidos de centro tradicionais foram os grandes vencedores", disse em conversa com jornalistas na chegada à sede da vice-presidência nesta manhã.

Além disso, o vice-presidente afirmou que o resultado das eleições não indica um possível enfraquecimento do movimento conservador ou do capital político do presidente Jair Bolsonaro. "Não pode se debitar nada em relação ao presidente Bolsonaro porque ele não entrou de cabeça nessa eleição. Ele apoiou alguns candidatos, muito poucos. O presidente está sem partido e sem uma estrutura partidária. Fica difícil você participar de uma eleição", completou.

Campanha

O presidente fez campanha para 59 candidatos, mas só nove se elegeram. Dos 45 candidatos a vereador que apareceram no “horário eleitoral gratuito” de Bolsonaro, apenas sete conquistaram uma vaga no Legislativo de suas cidades.

Entre os 13 candidatos a prefeito que tiveram votos pedidos por Bolsonaro, dois passaram ao segundo turno — Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro; e Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza. O ex-senador Mão Santa (DEM) foi reeleito em Parnaíba, no Piauí; e Gustavo Nunes (PSL) conquistou a prefeitura em Ipatinga, Minas Gerais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação