ELEIÇÕES

Mais de 600 mil eleitores já justificaram ausência neste domingo (29/11)

De acordo com dados divulgados pelo TSE, até as 14h45, 604.098 eleitores recorreram ao e-Título para justificar o não comparecimento às urnas neste segundo turno

Augusto Fernandes
postado em 29/11/2020 15:35 / atualizado em 29/11/2020 15:35
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um novo levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 14h45 deste domingo (29/11), revelou que 604.098 brasileiros que não votaram no segundo turno das eleições municipais já justificaram a ausência por meio do aplicativo e-Título.

Foram 100.539 novas ausências manifestadas em relação à atualização anterior, das 12h05, quando a Corte havia contabilizado 503.559 justificativas de eleitores que não compareceram às urnas.

O TSE informou, ainda, que o e-Título "tem funcionado adequadamente e sem instabilidade". Neste domingo, a justificativa de ausência para quem está fora do domicílio eleitoral só será permitida pelo aplicativo (há verificação por georreferenciamento) ou presencialmente em qualquer seção eleitoral. O site de justificativa só funcionará a partir desta segunda-feira (30/11).

De acordo com a Corte eleitoral, quem faltar à votação por qualquer motivo tem até 60 dias para justificar pelo aplicativo, site ou presencialmente em cartório. É preciso anexar documento que comprove o motivo da ausência.

Crimes

As últimas informações do TSE sobre delitos ocorridos durante o segundo turno mostram que 189 crimes eleitorais já foram contabilizados. Até as 15h, haviam sido registradas 94 casos de desobediência, 52 de boca de urna, 35 de desordem e oito de compra de votos.

Além disso, o tribunal mapeou 1.057 ocorrências de apreensões, sendo 1.050 de material de campanha, seis de veículos e uma de armas. Ainda de acordo com a Corte, R$ 16.382 já foram confiscados neste domingo.

O TSE também registrou 42 ocorrências de desinformação e 53 eleitores foram presos. Ainda não houve crimes contra candidatos desde o início das votações deste segundo turno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação