ATAQUES À IMPRENSA

Bolsonaro em formatura de PMs: "Essa imprensa canalha estará sempre contra vocês"

Presidente alega que a imprensa brasileira é uma "vergonha para o mundo. Ataques ocorrem no mesmo dia em que revista afirma que o chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, fez recomendações à defesa visando auxiliar e anular um inquérito no qual o senador Flavio Bolsonaro é investigado por suposto esquema de rachadinha

Ingrid Soares
postado em 18/12/2020 12:49 / atualizado em 18/12/2020 13:54
 (crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa na manhã desta sexta-feira (18/12). Durante solenidade de conclusão do curso de formação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o chefe do Executivo afirmou que a “imprensa canalha estará sempre contra vocês” e que a “maior fábrica de fake news está em grande parte da mídia brasileira”. O mandatário ainda ressaltou que, muitas vezes, os PMs terão apenas Deus ao lado durante as operações e aconselhou que eles continuem se preparando.

“O trabalho de vocês é um dos mais sublimes do Brasil. Vocês, além de jurar a verdade, oferecem a sua vida pela vida de terceiros e pelo patrimônio também. Não esqueçam de uma coisa: por muitas vezes vocês estarão sós, terão apenas Deus ao seu lado e, assim sendo, se preparem cada vez mais. Simulem as operações que podem ocorrer pela frente porque, em uma fração de segundos, está em risco a sua vida, de um cidadão de bem ou de um canalha defendido pela imprensa brasileira. Não se esqueçam disso: essa imprensa jamais estará do lado da verdade, da honra e da lei. Sempre estará contra vocês. Pensem dessa forma para poderem agir”, afirmou.

O chefe do Executivo comentou sobre a PM não ter paralisado os trabalhos em meio a pandemia. "Imagine se a PM tivesse parado, o caos que não seria o Rio, imagina se o governo não tivesse apresentado auxílio emergencial para atender 67 milhões de pessoas no Brasil. O caos que não teríamos aqui. Isso não é reconhecido pela imprensa. Não esperemos da imprensa a verdade, jamais eles estarão ao seu lado. Eles sequer sabem o versículo João 8;32. Mas nós somos persistentes, nós perseguimos os nossos objetivos."

Ele alegou que a imprensa brasileira é uma "vergonha para o mundo" e defendeu a liberdade nas redes sociais, canal caracterizado pelo presidente como o único a levar a verdade à população. "Nós sempre estaremos do lado da verdade, da lei e de homens de bem, e não de canalhas. Não esperamos com palavras gentis ou com gestos de amizade vencer o inimigo, nós estamos vencendo, nós venceremos. O Brasil será uma grande nação, e, para isso, contamos com um povo maravilhoso ao nosso lado e a liberdade das mídias sociais. Essa, sim, traz a verdade para vocês, que uma fábrica de fake news está em grande parte da imprensa brasileira. Isso é uma vergonha para o mundo.", continuou.

Rachadinha

Indiretamente, Bolsonaro se referiu a reportagem da revista Época, que trouxe uma entrevista com a advogada Luciana Pires, que representa Flávio Bolsonaro, onde ela afirma que o chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, lhe fez recomendações visando auxiliar e anular um inquérito no qual o senador é investigado por suposto esquema de rachadinha. Ele completou que, apesar de ser atacado pela mídia, é sempre bem recebido nos estados por onde passa.

"Já tive grandes policiais ao meu lado, que já foram massacrados pela mídia, mas sempre estivemos do lado do bem. Por mais que queiram nos enxovalhar, não conseguem. Em qualquer lugar que estou do Brasil, lá o Capitão Bolsonaro é muito bem tratado junto à população. Assim é também o nosso PM quando está trabalhando nas ruas. Vocês são heróis de verdade, vocês, inclusive, protegem a vida de quem nada fez por nós, mas nós acreditamos no próximo e vocês são orgulho para todos nós. Estou na frente de uma das melhores policias do Brasil. Isso nos honra", enalteceu.

O presidente também elogiou o governador do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro (PSC) pela condução do Estado.

“Cláudio Castro, parabéns pela forma como conduz seu estado, da forma como um governador de verdade deve conduzir. O senhor honra o seu mandato. Sou testemunha das diversas vezes que tem procurado a mim e ministros para atender a situação do nosso estado, aí incluído as questões da segurança pública”, destacou.

Bolsonaro repetiu que o direito à liberdade e a democracia são guardadas pelas Forças Armadas. “Eu e as Forças Armadas devemos lealdade absoluta ao povo brasileiro. Jamais a nossa democracia e a nossa liberdade será ameaçada por quem quer que seja. Entendam uma coisa: os três poderes são independentes e harmônicos, mas o maior poder é do povo brasileiro”, alfinetou.

O senador Flávio Bolsonaro, também presente no evento, afirmou que "no que depender dele e do pai, os policiais serão colocados em primeiro lugar".



 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação