ELEIÇÃO

PT decide apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara

Partido se reúne agora com PSB, PDT PCdoB e Rede para oficializar apoio ao nome que representa o bloco do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-rj)

Sarah Teófilo
postado em 04/01/2021 17:52
 (crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
(crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A maioria da bancada do PT na Câmara dos Deputados votou pelo apoio da legenda à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa. Foram 27 votos favoráveis e 23 votos contrários. Havia internamente, muita discussão, com alguns parlamentares favoráveis a uma candidatura própria, o que enfraqueceria o nome de Baleia Rossi na disputa contra o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro.

As legendas de esquerda se uniram ao bloco do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) com o discurso da importância de se ter uma Câmara independente, o que, na avaliação deles, não seria possível com Lira. No total, 11 partidos passaram a integrar o bloco no ano passado. Entretanto, as legendas estavam decidindo sobre o apoio ou não ao nome de Baleia, decidido por Maia após ampla articulação.

Agora, o PT se reúne com PCdoB, PSB, PDT e Rede para oficializar o apoio a Baleia, como já divulgado pelo Correio. Na quarta-feira (6/1), Baleia deve lançar candidatura ao lado dos líderes partidários que irão apoiá-lo, e em seguida deve iniciar viagens aos estados para buscar apoio junto com os governadores. O primeiro destino deve ser o Ceará, onde irá se encontrar com o governador Camilo Santana (PT).

A decisão do PT, maior bancada na Câmara, era de suma importância para a candidatura de Baleia Rossi. O voto para presidente, no entanto, é secreto, o que pode ocasionar em descumprimentos da orientação partidária não só do PT, como das outras legendas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação