Vacinação

Rede pede ao STF que dê prazo de 72 horas para Anvisa aprovar Coronavac

Partido solicita também que sejam fornecidas informações sobre os estágios atuais de análise dos imunizantes do Butantan e da Fiocruz. A sigla afirma que o governo federal "vem demonstrando aparente predileção ideológica em detrimento de decisões com embasamento científico"

Renato Souza
postado em 11/01/2021 18:01 / atualizado em 11/01/2021 18:02

Em uma ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), a Rede Sustentabilidade pediu que a Corte dê prazo de 72 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial da Coronavac.O imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac.

No pedido feito ao Supremo, a Rede direciona a solicitação ao ministro Ricardo Lewandowski, que tem decidido sobre outras demandas relacionadas à vacinação. Na  semana passada, Lewandowski proibiu o governo federal de confiscar agulhas e seringas compradas pelo governo de São Paulo. Os insumos são destinados ao uso na vacinação contra a covid-19.

Na ação, a Rede afirma que, embora o Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tenham apresentado pedidos no mesmo dia para uso emergencial de diferentes vacinas, apenas o Butantan foi chamado a apresentar mais dados sobre os resultados dos testes. A sigla afirma que o governo federal "vem demonstrando aparente predileção ideológica em detrimento de decisões com embasamento científico", o que poderia prejudicar a aprovação da vacina.

O documento também destaca uma lei que prevê que a avaliação para o uso emergencial de imunizantes deve ser de até três dias. A Anvisa estabeleceu prazo de até 10 dias para analisar os pedidos de aprovação das vacinas, mas destacou que eventuais pausas, como ocorreu no caso da Coronavac, podem atrasar o processo.

O partido também solicita que a Anvisa seja obrigada a informar os documentos que recebeu em ambos os processos e o estágio atual de análise, para garantir que não existem alterações procedimentais nas análises.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação