CB PODER

Para Zambelli, Lira vai acabar com a "guerra de vaidades" na Câmara

Em entrevista ao CB Poder, deputada do PSL, criticou a gestão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa, que, segundo ela, favoreceu a polarização política

Bruna Pauxis*
postado em 03/02/2021 17:26 / atualizado em 03/02/2021 17:27
 (crédito: Correio Braziliense)
(crédito: Correio Braziliense)

Em entrevista ao CB Poder, na tarde desta quarta-feira (3/2), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) comentou as perspectivas da Câmara com a posse do novo presidente, Arthur Lira (PP-AL). Para ela, Rodrigo Maia — ex-presidente da Câmara — favoreceu a polarização dos deputados e, com a nova liderança, isso deve mudar. “Existe uma guerra de vaidades muito grande. Precisamos diminuir isso, e acho que o Arthur Lira é o cara certo para começar a propor e fazer”, afirmou  Zambelli.

“O governo Bolsonaro realizou coisas muito boas, firmes para o país, que vão desenvolver o Brasil a médio e longo prazo, apesar do Rodrigo Maia”, pontuou a deputada. Segundo ela, seria possível dizer que o governo começa de fato hoje, se não fossem algumas importantes realizações nos últimos dois anos. Para a parlamentar, o desgaste que o PSL enfrentou no ano passado foi necessário para “arrumar a casa”. “São 53 pessoas, se três ou quatro estiverem atrapalhando a gente não vai deixar o jogo acabar por causa dessas pessoas”, ressaltou.

Zambelli conta que há grande chance de ser nomeada para a Secretaria de Comunicação da Câmara. “Ainda não está selado isso, houve uma conversa entre mim e Arthur lira. É um cargo de confiança, então é da escolha do presidente da Casa. Me sinto honrada de ter sido cotada e estou à disposição para o que ele precisar”, disse.

A parlamentar afirmou que almeja também ocupar a Comissão do Meio Ambiente,  e mencionou as queimadas na Amazônia que repercutiram no ano passado. “É importante a gente levar a outra versão também, a do governo, sobre o que tem feito no meio ambiente”, afirmou Zambelli, que diz ter viagens programadas à Amazônia para colher opiniões de pessoas da esquerda e da direita.

Sobre o início das campanhas de vacinação no país, a deputada acredita que não há muito o que o Congresso possa fazer para agilizar o processo, mas que reconhece que o país precisa investir mais na ciência. Ela disse ter um projeto sobre isso, que deve ser colocado futuramente para votação. “Rodrigo Maia nunca botaria um projeto meu em votação, acho que com o Arthur Lira é mais fácil”, relatou.

Uso de medicação sem orientação médica contra covid-19

A deputada, que diz ter tido covid-19 duas vezes, afirma que não defende o uso de medicações sem orientação médica.  Eu não recomendo que a pessoa tome o medicamento sem a recomendação médica. O tratamento precoce, na minha opinião, é procurar um médico e estabelecer um tratamento urgente”, defendeu. Em janeiro, Zambelli teve uma publicação marcada pelo twitter como “enganosa e potencialmente prejudicial”. O vídeo compartilhado por ela apresentava o jornalista Alexandre Garcia defendendo o uso da cloroquina como tratamento precoce para a covid-19. 

A parlamentar comentou, também, a respeito da notícia que circula pelas redes sociais, sobre a deputada Flordelis (PSD-RJ) ter sido indicada por Lira para a Secretaria da Mulher. Segundo Zambelli, a deputada sequer é candidata. “A imprensa brasileira não dá espaço para adireita falar”, afirmou a parlamentar, que usou como exemplo a recente repercussão dos R$ 15 milhões gastos em leite condensado pelo Executivo. "Mostra só o valor do leite condensado, mas não fala que está alimentando 370 mil.”

Sobre o auxílio emergencial, a deputada defendeu que algo deve ser feito para controlar o desemprego no Brasil. “Tivemos uma queda muito grande na arrecadação. Eu não sei se a solução é o auxílio emergencial, mas temos que achar uma solução para essas 20 milhões de pessoas que estão sem emprego. Essa solução passa, por exemplo, por parar de forçar o fechamento de empresas”, afirmou a deputada, que criticou a decisão do governador de São Paulo, João Doria, de restringir o horário de funcionamento de estabelecimentos no estado. "Dinheiro para todos os governadores foi distribuído a rodo. Se os governadores não se prepararam para receber seus enfermos e para uma situação de emergência, pode ter certeza que houve desvio aí”, disse.

Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação