Preso preventivamente, nesta quinta-feira (08/04), o vereador Dr. Jairinho (Solidariedade) teve seu salário automaticamente suspenso pela Câmara do Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno da Casa. Ele ficará automaticamente afastado do exercício do mandato caso tenha a prisão, inicialmente prevista por 30 dias, estendida; já que o regulamento da Câmara prevê essa medida a partir do 31º dia de ausência do vereador. Se o afastamento for maior do que 120 dias, um suplente assumirá a cadeira.
Em nota oficial, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro informou: "atenta à gravidade da prisão do Vereador Dr. Jairinho e, como já declarado, consternada com a morte do menino Henry, se reunirá hoje para debater a situação do parlamentar, com a responsabilidade que o caso exige. Embora inexista até o momento representação formulada no Conselho de Ética, será dada toda celeridade que o caso exige. Em razão da prisão, o vereador tem sua remuneração imediatamente suspensa e fica formalmente afastado do mandato a partir do trigésimo primeiro dia, na forma do art. 14 do Regimento Interno."
Em paralelo a suspensão do salário, o Conselho de Ética da Câmara se reúne, na tarde desta quinta, para discutir o possível afastamento imediato do vereador. Membro do colegiado, a vereadora Teresa Bergher (Cidadania) vai pedir que o parlamentar seja afastado para a continuidade das investigações. “Precisa ser afastado imediatamente. Pela imagem da casa, pela credibilidade de cada um de nós vereadores e por respeito a esta criança vítima de um cruel assassinato e a toda a população que representamos”, disse a parlamentar.
O deputado federal Paulinho da Força se pronunciou sobre o caso nas redes sociais. “Foi encaminhado ao Conselho de Ética um pedido de expulsão sumária do vereador Dr. Jairinho solicitado pela Comissão Executiva Nacional de Solidariedade. O vereador já estava afastado e licenciado do partido antes do anúncio de sua prisão realizada hoje. Como pai de cinco filhos, sendo dois ainda crianças, e avô de quatro netos, repudio qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. Espero que os fatos sejam apurados e esclarecidos o mais rápido possível. A sociedade merece resposta”, declara em nota.
*Estagiária sob supervisão de Ed Wanderley
Saiba Mais
Brasil
Caso Henry: Dr. Jairinho é afastado do Solidariedade e tem salário suspenso
Brasil
Caso Henry: Vereador preso propôs lei de licença paternidade e faz parte da Conselho de Ética
Brasil
Caso Henry Borel: Polícia diz já ter provas de que Dr. Jairinho matou garoto
Brasil
Henry Borel: mensagens da babá revelam que mãe sabia que Dr. Jairinho agredia filho
Brasil
"Esta infeliz matou meu filho. Meu filhinho deve ter sofrido muito", diz pai de Henry Borel
Brasil
Com reduto político em Bangu, Dr. Jairinho foi o 16º vereador mais votado do Rio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.