CRISE ENTRE PODERES

Bolsonaro chama senador Randolfe de "bosta" e diz que "sairia na porrada" com ele

Em conversa com senador Jorge Kajuru, mandatário fez declarações sobre autor do pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ações do governo federal no âmbito da pandemia

Sarah Teófilo
postado em 12/04/2021 14:36 / atualizado em 12/04/2021 17:10
 (crédito: MarcosCorrea/PR)
(crédito: MarcosCorrea/PR)
O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou nesta segunda-feira (12/4) mais um trecho da conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro no último sábado (11). Nele, o mandatário diz que teria que "sair na porrada" com o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi o autor do pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, para investigar possíveis omissões do governo federal no âmbito da pandemia.
Na conversa gravada e divulgada por Kajuru, o senador afirma que "se a CPI for revanchista" ele não irá participar. "Se você não participa, daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse", respondeu o presidente Bolsonaro. O áudio foi divulgado pelo senador em entrevista à Rádio Bandeirantes. 
Na ocasião, Kajuru afirmou que a única parte que não havia divulgado era essa, para proteger o mandatário. "Porque eu acho que foi desnecessário quando ele ofendeu um senador e disse que ia para porrada", disse, sem citar o nome de Randolfe inicialmente.
Mais cedo, nesta segunda, Bolsonaro criticou a gravação. “O dia que eu fui gravado numa conversa telefônica, tá certo? Olha que ponto que chegamos no Brasil”, disse a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada nesta segunda. Em seguida, quando um apoiador afirmou que a ação foi uma “sacanagem”, Bolsonaro afirmou: “Não é vazar, é te gravar. A gravação só com autorização judicial. Agora, gravar o presidente e divulgar? E outra: só para controle, falei mais coisas naquela conversa lá. Pode divulgar tudo da minha parte, tá?”
No último domingo, Kajuru divulgou um trecho maior da conversa com o presidente na qual Bolsonaro pressiona o senador a investigar governadores e prefeitos na CPI, cuja abertura foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ainda no áudio, ele afirmou que “tem que peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment (de ministros do STF) também".
No grupo de Whatsapp dos senadores, não houve comentários sobre o áudio, apenas um questionamento sobre sua veracidade ainda no domingo. Nesta segunda, alguns senadores enviaram mensagem de apoio ao senador Randolfe pelo grupo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.