ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro volta a pedir voto auditável: "Ninguém vai questionar"

"Aqueles que acreditam que não há fraude, por que ser contra?", questionou o mandatário

Ingrid Soares
postado em 05/05/2021 12:28 / atualizado em 05/05/2021 15:34
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir a aprovação do voto auditável nesta quarta-feira (5/5) durante solenidade no Palácio do Planalto. Segundo o mandatário, caso a questão passe no Congresso, "ninguém vai contestar em lugar nenhum".

“Colegas parlamentares, a decisão é dos senhores. Nós queremos, o povo quer, o voto auditável. Qual o problema nisso? Aqueles que acreditam que não há fraude, por que ser contra? Agora, se vocês promulgarem o voto auditável, ele será executado por ocasião das eleições do ano que vem, repito, será posto em prática. Ninguém vai contestar em lugar nenhum, a constitucionalidade de uma ação por parte dos senhores parlamentares nessa questão", declarou.

Em live na semana passada, o mandatário comentou que a expectativa é de que o projeto seja aprovado até setembro. "Tive contato com a liderança da Câmara, do Senado, para ver se nós aprovamos até setembro um voto auditável pela ocasião das eleições do ano que vem. O que é voto auditável? Você vota, o voto é impresso em um papel, você concorda e aperta um botão e aquele papel, que não passa pela tua mão, cai dentro da urna", explicou.

De acordo com Bolsonaro, nesta semana deverá ser instalada a comissão para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que trata sobre sobre o voto impresso. 

Internet

Durante abertura oficial da Semana das Comunicações, o ministro das Comunicações, Fabio Faria anunciou parceria do governo como o Banco do Brasil e Sebrae, a qual levará internet para mil municípios. Após a cerimônia, Bolsonaro seguiu para o Congresso onde visitou a exposição de demonstração das aplicações prática do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil.

Também hoje, foi acionada simbolicamente a antena do primeiro piloto de internet 5G, no Brasil, localizada no Palácio do Planalto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação