CPI da Covid

Presidente da Anvisa critica postura "um manda, outro obedece" na Saúde

Antônio Barra Torres afirmou à CPI da Covid, nesta terça-feira (11/5), que as ações do setor devem se basear na ciência, não na hierarquia. Fala citada em depoimento é de autoria do ex-ministro Pazuello

Jorge Vasconcellos
postado em 11/05/2021 14:27
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, afirmou, nesta terça-feira (11/5), durante depoimento à CPI da Covid do Senado, que as ações de saúde devem se basear na ciência, não na hierarquia.

Torres falou sobre o assunto ao ser questionado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI. Sem citar o nome do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o senador perguntou o que o depoente achava de determinada autoridade dizer que, em questões envolvendo vacinas, "um manda, outro obedece". Essa frase foi dita por Pazuello depois de ser desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a fechar um contrato de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 fabricada pelo instituto Butantan.

"De maneira nenhuma. Qualquer ação de saúde é pautada por ciência. A questão hierárquica, é outra questão. Não é a minha filosofia", disse Torres.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação