CPI da Covid

Ex-chanceler afirma que buscou cloroquina no exterior a pedido da Saúde

Ernesto Araújo remeteu à pasta diversas ações questionadas a ele pelos senadores durante depoimento na oitiva do Senado nesta terça-feria (18/5)

Sarah Teófilo
postado em 18/05/2021 14:47 / atualizado em 18/05/2021 14:47
 (crédito: Edilson Rodrigues)
(crédito: Edilson Rodrigues)

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou nesta terça-feira (18/5) em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, no Senado, que atuou para buscar no exterior insumos para produção de cloroquina a pedido do Ministério da Saúde. “Foi o Ministério da Saúde que pediu para viabilizar a importação”, disse. A cloroquina, apesar de amplamente difundida pelo governo e pelo presidente Jair Bolsonaro no tratamento de pacientes infectados, não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus.

Segundo ele, houve uma busca de insumos na Índia, com troca de mensagens com autoridades indianas. Ao ser questionado se Bolsonaro atuou nessas negociações, Araújo afirmou que o presidente pediu para que o ex-chanceler viabilizasse o contato entre ele e o primeiro-ministro da Índia. De acordo com ele, naquele momento, havia uma expectativa de que o medicamento tivesse uma eficácia contra a doença e houve uma corrida para compra de insumos para a produção da cloroquina.

Ernesto Araújo tem remetido ao Ministério da Saúde diversas questões colocadas a ele, frisando que o Itamaraty atuava em parceria com a pasta, mas que cabia à Saúde toda as decisões sobre vacina, dentro da estratégia de imunizaçãp.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação