CPI da Covid

Depoimentos da CPI têm semelhanças com Tribunal de Nuremberg, diz relator

Relator da comissão, senador Renan Calheiros introduziu a fala contextualizando o Tribunal de Nuremberg, que apurou o genocídio nos campos de concentração do regime nazista. A fala causou confusão na sessão desta terça-feira (25/5)

Bruna Lima
postado em 25/05/2021 12:25 / atualizado em 25/05/2021 14:23
 (crédito: Zydowski Instytut Historyczny Instytut Naukowo-Badawczy/Divulgação)
(crédito: Zydowski Instytut Historyczny Instytut Naukowo-Badawczy/Divulgação)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, senador Renan Calheiros (MDB/AL), afirmou, no início dos trabalhos desta terça-feira (25/5), que o "comportamento de algumas altas autoridades que testemunharam" até o momento possui "uma uma semelhança assustadora, terrível, tenebrosa e perturbadora" com depoimento do militar alemão Hermann Göring durante o Tribunal de Nuremberg, que apurou o genocídio nos campos de concentração do regime nazista.

"Trago essa reflexão em um momento em que colhemos um depoimento importante e deixo registrado como alerta para os futuros depoentes", justificou Calheiros ao usar o assunto antes de iniciar o interrogatório à testemunha do dia, a secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra, Pinheiro, conhecida como "capitã cloroquina".

O relator afirmou que, em depoimento, Göring fornecia respostas "complexas e evasivas" para justificar ações de guerra, "negando tudo, enaltecendo (Adolf) Hitler, apresentando-se como salvadores da pátria, enquanto a história provou que faziam parte de uma máquina da morte", contextualizou Calheiros.

A estratégia de fala desagradou parlamentares da base do governo. O senador Fernando Bezerra (MDB/PE) se exaltou ao dizer que não se pode "querer comparar a situação que nós estamos enfrentando aqui com o genocídio que ocorreu na Alemanha". "O paralelismo é um absurdo", afirmou. O próprio presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), interveio dizendo que o exposto pelo relator "não pode ser usado como referência nenhuma a ninguém".

Calheiros afirmou que ainda não seria possível "comparar uma barbárie como o Holocausto com a tragédia da pandemia do Brasil, que ate hoje já matou mais de 450 mil pessoas"."Não podemos dizer que aqui ocorreu um genocídio. Não podemos dizer ainda".

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) havia criticado, na quarta-feira passada (20), também durante a CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que prestou depoimento à comissão por duas vezes. O parlamentar chegou a comparar o general ao nazista Adolf Eichmann que, julgado em 1962 em Israel, foi considerado um dos principais organizadores do Holocausto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação