MAIORIA

Rejeição a governo Bolsonaro volta a bater recorde, diz pesquisa

Percentual dos brasileiros que reprovam o governo do presidente voltou a ser de 59%; apenas 35% dos entrevistados apoiam a gestão Bolsonaro

Estado de Minas
postado em 26/05/2021 22:57 / atualizado em 26/05/2021 22:58
 (crédito: Evaristo Sá/AFP - 5/5/20)
(crédito: Evaristo Sá/AFP - 5/5/20)

A rejeição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu seu maior patamar. De acordo com pesquisa do PoderData feita de segunda-feira (24/5) até neste quarta-feira (26/5), a reprovação ao chefe do Executivo chegou aos 59% na última semana de maio, uma alta de 5% em relação com último levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 deste mês.

O percentual atual é o maior desde o fim de março, quando a rejeição chegou aos mesmos 59% dos entrevistados. De acordo com os dados, 35% dos entrevistados aprovam o governo do presidente, caindo um ponto percentual com relação à última pesquisa.

E 6% não souberam avaliar a atuação da gestão federal, 4% a menos que a pesquisa do início do mês.

Esse levantamento foi o primeiro realizado depois do início dos depoimentos na CPI da Covid, que investiga as ações e omissões do governo federal durante a pandemia.

A pesquisa do PoderData mostrou também que 55% dos entrevistados consideram o governo como ruim ou péssimo. Na última pesquisa, eram 51% dos brasileiros. Por outro lado, 28% apontam que a atuação do presidente Bolsonaro foi ótima ou boa (o mesmo percentual da última pesquisa, enquanto o total de entrevistados que consideram a atuação como regular caiu de 19% para 13%. Ainda há 4% que não souberam avaliar.

Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação