ESTATAL

Bolsonaro admite interferência na Petrobras: "eu sou o presidente"

Segundo o chefe do Executivo, país precisava de "previsibilidade" no preço dos combustíveis, o que não acontecia na gestão de Roberto Castello Branco

Augusto Fernandes
postado em 28/05/2021 22:20
 (crédito: Mauro Pimentel/AFP - 14/12/18)
(crédito: Mauro Pimentel/AFP - 14/12/18)

Três meses depois de promover mudanças na chefia da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu que interferiu na estatal para substituir o ex-presidente Roberto Castello Branco por Joaquim Silva e Luna.

Ao conversar com apoiadores na noite desta sexta-feira (28/5), o chefe do Executivo disse que é uma prerrogativa dele escolher quem bem entender para o comando de instituições vinculadas ao governo federal.

"Da nossa parte eu troquei o comando da Petrobras. No começo foi um escândalo. "Interfere". É para interferir mesmo. Eu sou o presidente. Ou eu assumo e tenho que manter todo mundo empregado?", questionou Bolsonaro.

À época das mudanças, o presidente demonstrou muita insatisfação pelo trabalho desempenhado por Castello Branco, em especial por conta da constante alta no valor dos combustíveis. Silva e Luna, segundo Bolsonaro, foi escolhido para mudar essa situação.

"Ele (Silva e Luna) foi para lá, assumiu. O então presidente levou quase dois meses para sair, porque tem conselho que vota. O negócio é burocrático. E ele está ultimando estudos, com o conselho novo também, que foi colocado lá, para ter previsibilidade no aumento de combustíveis. Não é interferência, é previsibilidade", explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação