CPI da Covid

Nise Yamaguchi diz que recebeu convite para reunião via gabinete de Bolsonaro

Médica que defendeu medicamentos sem eficácia no combate ao novo coronavírus participou de diversos encontros em Brasília para discutir ações de governo na pandemia

Renato Souza
postado em 01/06/2021 12:54
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A médica Nise Yamaguchi afirmou nesta terça-feira (1º/6) que foi convidada para uma reunião sobre a pandemia via secretária do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a imunologista, os convites para os encontros em Brasília partiam de diferentes órgãos do Executivo, entre eles a Secretaria de Governo.

Os convites eram enviados pela equipe do governo aos seus assessores, de acordo com a profissional. De acordo com Nise, um dos convites partiu do chefe do Executivo. "Um dos convites partiu da secretária dele (Bolsonaro), que faz a agenda oficial", disse a médica, que participa como convidada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19.

Nise destacou que participou de várias reuniões no Planalto e no Ministério da Saúde. "Ele (Bolsonaro), na realidade, veio na primeira ocasião, e queria saber o que tinha de dados científicos da hidroxicloroquina. Em seguida, eu fiz uma reunião com o Conselho Federal de Medicina (CFM)", completou.

A médica alegou ter dito ao presidente que os médicos estavam divididos sobre o assunto, e que existia uma oposição de ideias na comunidade científica sobre o uso de medicamentos que, hoje, se sabe, não são eficazes contra a covid-19, como hidroxicloroquina. A profissional de saúde afirmou que nesta reunião ela era a única especialista no tema, e que o ex-deputado Osmar Terra também estava em um dos encontros.

Ela afirmou, ainda, na CPI, que o anestesista Luciano Dias Azevedo, da Marinha, lhe apresentou uma minuta que tratava de medicamentos do chamado "tratamento precoce" contra a doença. A informação já tinha sido revelada pelo Correio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação