ELEIÇÕES

Cotado à Presidência, Pacheco diz que agora não vai discutir as eleições de 2022

A ideia que envolve a candidatura de Pacheco é apresentar um candidato moderado, compondo uma terceira via

Renato Souza
Israel Medeiros
postado em 13/07/2021 06:00 / atualizado em 13/07/2021 11:05
Presidente do Senado vem sendo cortejado pelo PSD a se lançar como 3ª via -  (crédito: Evaristo Sa/AFP - 14/4/21)
Presidente do Senado vem sendo cortejado pelo PSD a se lançar como 3ª via - (crédito: Evaristo Sa/AFP - 14/4/21)

Conhecido por seu perfil moderado e pela habilidade de articulação, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vem sendo citado como potencial candidato à Presidência da República, em 2022. Mas, ontem, ele procurou afastar as especulações de que esteja pensando no pleito do ano que vem e disse que está focado nos desafios atuais, como a pandemia. E afirmou que o momento é inadequado para debater assuntos relacionados ao pleito do ano que vem neste momento.

“Não discutirei agora o processo eleitoral de 2022. Meu compromisso é com a estabilidade do país, e isso exige foco nos muitos problemas que ainda temos em 2021”, afirmou. Já se sabe, no entanto, que as conversas de Pacheco com Gilberto Kassab, presidente do PSD, estão avançadas e a ida do senador para o partido de centro é quase certa nos bastidores de Brasília.

A ideia é se apresentar como um candidato moderado, compondo uma terceira via e fazendo frente aos pré-candidatos que hoje lideram a disputa: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro. Pacheco ainda é considerado aliado do presidente da República e, inclusive, relutou em instalar a CPI da Covid em abril deste ano. Quando o assunto foi parar no STF, no entanto, o presidente do Senado resolveu instalar a comissão de inquérito, o que irritou o Palácio do Planalto.

Desde então, a relação entre Pacheco e Bolsonaro está bem diferente daquela que o chefe do Executivo tem com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na semana passada, o senador rebateu nota publicada por comandantes das Forças Armadas e pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que atacou o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid.

Afastamento

Ele também se posicionou contra as declarações de Bolsonaro, que tem tentado colocar em xeque a realização do pleito em 2022 caso o Congresso não aprove a PEC do voto impresso. “Nós não admitiremos especulações em relação à frustração das eleições de 2022. É algo que o Congresso repudia, evidentemente. Isso não decorre da vontade do presidente do Senado ou da Câmara, da República ou do Tribunal Superior Eleitoral. Isso advém da Constituição, à qual devemos obediência”, disse. Ele afirmou, também, que as eleições são “inegociáveis”.

A possível mudança de Pacheco para o PSD dependerá de quando se dará a de Geraldo Alckmin, hoje no PSDB, para o partido de Kassab, com vistas a concorrer ao governo de São Paulo. Ele se junta a outros nomes como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

Mas, dentro do DEM, Pacheco ainda é era observado como um possível candidato pela sigla, ao lado de Luiz Henrique Mandetta. Segundo fontes da legenda, pesquisas com o nome do senador e do ex-ministro da Saúde chegaram a ser encomendadas. Analistas apontam, no entanto, que a desenvoltura de Pacheco no Congresso não lhe garante força política em eleições majoritárias nacionais.

“Pacheco dispensa comentários, é um grande articulador. Ele começou há pouco tempo e já é presidente do Senado. Mas eu não vejo uma candidatura dessa indo para a frente”. “Ele nos últimos anos é quem tem mais conversado com lideranças partidárias no Congresso. Mas o considero um candidato fraco”, pontua o cientista político André Rosa. O especialista acredita que, se Pacheco continuasse no DEM, poderia ser engolido por uma eventual candidatura de Mandetta.

O cientista político Eduardo Grin, professor da FGV, avalia a situação de forma semelhante. “É bom pra ele [Pacheco] que o nome circule, mas acho que na hora H, se o centro se consolidar, tem que ter nomes mais viáveis. Ele é um senador muito regional, tem começado a estabelecer pontes com o empresariado e acho que ele ainda está verde para alcançar uma candidatura grande. Precisa construir uma caminhada forte para não ser engolido por Mandetta ou Doria”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação