O presidente Jair Bolsonaro será levado para São Paulo para realizar novos exames para definir se há necessidade de uma cirurgia de emergência. A informação foi divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), por meio de nota, nesta quarta-feira (14/7).
De acordo com o texto, o médico Antônio Luiz Macedo, que operou o presidente quando ele sofreu uma facada em 2018, constatou uma obstrução intestinal e decidiu pela transferência do presidente. O cirurgião veio de São Paulo para avaliar o quadro do chefe do Executivo.
— Fábio Faria ???????????????????????? (@fabiofaria) July 14, 2021
Como adiantou o Correio, o quadro clínico do presidente inspira cuidados e chama atenção dos médicos. Ele deu entrada com fortes dores abdominais no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e logo se suspeitou da obstrução. Caso seja realizado procedimento cirúrgico, será o sétimo a que o presidente é submetido após atentado a facada, em setembro de 2018.
"Após exames realizados no HFA em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência", informou o governo.
Bolsonaro chegou a ser sedado e o médico Antônio Luiz Macedo, oncologista que operou o presidente após ele ser atingido com uma facada em 2018, se deslocou ao Distrito Federal para compor a equipe de avaliação. Na capital paulista, ele será internado na Rede D'or.
- Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 14, 2021
Internado de madrugada
Bolsonaro foi internado na madrugada desta quarta-feira (14/7), no HFA, depois de sentir dores abdominais após mais de 10 dias com crise de soluços.
O presidente já havia reclamado publicamente dos soluços em várias ocasiões, como na live da última quinta-feira (8/7), quando encerrou a transmissão mais cedo devido ao problema.
Bolsonaro sofreu um atentando a faca durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG), em4 2018 e desde lá passou por seis cirurgias. A última foi realizada no dia 25 de setembro, para a retirada de um cálculo vesical.
Saiba Mais
- Holofote Estudo é insuficiente para comprovar eficácia da ivermectina contra covid-19
- Política Bolsonaro: médicos avaliam necessidade de sétima cirurgia
- Política Executiva da Precisa contradiz, na CPI, depoimento dos irmãos Miranda
- Política Quadro de Bolsonaro inspira cuidados, avaliam médicos do HFA
- Ciência e Saúde Soluço é grave? Entenda o que levou Jair Bolsonaro à internação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.