CASA CIVIL

Bolsonaro sobre Ramos na Casa Civil: "É uma pessoa nota 9"

Mandatário completou que só "não é nota 10" porque falta ao general conhecimento para articular com parlamentares, tarefa que cedeu ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), figura expoente do Centrão

Ingrid Soares
postado em 28/07/2021 10:05 / atualizado em 28/07/2021 10:26
 (crédito: Sergio Lima/AFP - 16/4/20)
(crédito: Sergio Lima/AFP - 16/4/20)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (28/7) que o ex-ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, “é uma pessoa nota 9 e não 10”, pois falta a ele conhecimento para articular com parlamentares. Com a reforma ministerial feita pelo mandatário, o general segue para a Secretaria-Geral. Já o senador Ciro Nogueira (PP-PI), figura expoente do Centrão, comanda agora a principal pasta do governo. Declaração foi dada durante entrevista à Rádio Cidade Luis Eduardo Magalhães (BA).

“Trouxe para dentro da Presidência agora, no ministério mais importante nosso que é o da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira, do Piauí. Então, é um homem adequado para conversar com o Parlamento. E o general Ramos foi para outro ministério palaciano. E é aquela história, né: o general Ramos é uma pessoa nota 9, ele não é 10 porque falta para ele um pouco de conhecimento para melhor conversar com parlamentar. É a mesma coisa que eu querer que o Ciro converse com o alto comando das Forças Armadas. Ele sabe como conversar de forma adequada, vamos assim dizer”, alegou.

Bolsonaro também defendeu a indicação do senador, destacando sua experiência. "Ciro é um senador que teve 6 mandatos de deputado federal e foi meu companheiro de Casa por muito tempo. Tenho certeza de que a interlocução melhorará e muito. Ninguém melhor que um senador experiente", concluiu.

Nas redes sociais, Ramos deu as boas-vindas ao senador na terça-feira (27) e disse que dará o "seu melhor" no próximo cargo. "Seja bem-vindo, @ciro_nogueira, ao time @jairbolsonaro. Desejo muito sucesso na Casa Civil. Agradeço aos servidores que estiveram comigo nessa jornada e sigo em nova missão determinada pelo PR na Secretaria-Geral. Tenham certeza que mais uma vez darei o meu melhor em defesa do Brasil".

No último dia 22, o presidente comentou ainda a fala de Ramos, que afirmou não ter conhecimento prévio das mudanças a serem ocorridas na Esplanada e alegou ter sido "atropelado por um trem" com a informação de que deixaria a Casa Civil e que iria para a Secretaria-Geral.

"Na área militar é assim, a gente costuma tomar algumas decisões sem ouvir muita gente. Se bem que o Ramos está todo dia aqui, cinco, seis vezes comigo. Ele sabe qual é o comportamento e a nossa intenção. Ele usou uma força de expressão, o trem seria se ele saísse do ministério e fosse dispensado. Ele continua sendo ministro, um ministério importante que ele ocupa também, ministro palaciano está em contato conosco e sempre traz informações de outros ministérios. E como ele é meu amigo desde 1973, quando entramos juntos na Escola Preparatória do Exército, ele vai continuar sendo uma pessoa muito importante para nós aqui", disse na data.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação