Centrão

Mãe de Ciro Nogueira toma posse como senadora no lugar do filho

Empresária Eliane e Silva Nogueira Lima (PP-PI) é suplente e mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que se licenciou do mandato para assumir a chefia da Casa Civil da Presidência

Jorge Vasconcellos
postado em 28/07/2021 17:11
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Tomou posse nesta quarta-feira (28/7) a senadora Eliane e Silva Nogueira Lima (PP-PI), suplente e mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que se licenciou do mandato para assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República. A senadora disse que dar continuidade ao trabalho realizado pelo filho é "uma grande honra e muita responsabilidade". Segundo ela, o amor pelo Piauí e a dedicação aos menos favorecidos vão nortear a sua atuação no Senado.

Em razão do recesso parlamentar, a cerimônia de posse ocorreu na Sala da Presidência do Senado, conduzida pelo 2º secretário da Mesa, senador Elmano Ferrer (PP-PI).

Ciro foi nomeado ministro da Casa Civil nesta quarta-feira, no contexto de uma minirreforma ministerial que, entre outras mudanças, inclui a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. O objetivo do presidente Jair Bolsonaro é melhorar a articulação com o Congresso, sobretudo no Senado, onde as investigações da CPI da Covid têm trazido desgastes para o governo.

Primeiro mandato

Este será o primeiro mandato político de Eliane Nogueira, natural de Teresina (PI). Ela compôs a chapa de Ciro que foi eleita em 2018. O segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, também do PP, que, em 2020, foi eleito prefeito de Picos (PI).

Segundo a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64, de 1990), a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal. No ano passado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou o PLP 253/2020, que visa proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos. O projeto ainda não foi analisado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação