Respeito às eleições

Empresários, economistas, diplomatas e intelectuais fazem manifesto contra o voto impresso

Manifesto assinado por centenas de personalidades da sociedade civil pede respeito às eleições e se posiciona contra as repetidas ameaças de Bolsonaro ao sistema democrático

Fernanda Strickland
postado em 05/08/2021 12:11 / atualizado em 05/08/2021 12:21
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Centenas de representantes da sociedade civil, entre empresários, economistas, diplomatas e intelectuais, se posicionaram, nesta quinta-feira (5/8), em um pequeno manifesto a favor da Justiça Eleitoral e do sistema de votação eletrônico adotado no país. O manifesto é uma resposta direta às repetidas investidas, sem provas, do presidente Jair Bolsonaro a favor do voto impresso e contra a democracia.

”O princípio chave de uma democracia saudável é a realização de eleições e a aceitação de seus resultados por todos os envolvidos. A Justiça Eleitoral brasileira é uma das mais modernas e respeitadas do mundo. Confiamos nela e no atual sistema de votação eletrônico. A sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias. O Brasil terá eleições e seus resultados serão respeitados”, diz o manifesto.

Assinam o documento personalidades como os economistas Pedro Moreira Salles, Arminio Fraga, Pedro Malan e Roberto Setúbal; empresários como Luiza e Fred Trajano, Carlos Jereissati Filho e Guilherme Leal; e por líderes religiosos como cardeal dom Odilo Scherer e o rabino Michel Schlesinger, entre outros. Também participam figuras com trajetória na política como Cristovam Buarque, Roberto Freire e Eduardo Jorge.

A mobilização inclui o site Eleição se Respeita, no qual o documento está aberto a mais assinaturas.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação