CPI da Covid

Randolfe cobra apuração contra Bolsonaro por postar inquérito sigiloso

Vice-presidente da CPI da Covid e outros senadores acusam o governo de uso político da Polícia Federal para tentar intimidar os membros da comissão, com a abertura de investigação sobre vazamento de documentos à imprensa

Luiz Calcagno
postado em 05/08/2021 14:26
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), questionou, durante a sessão desta quinta-feira (5/8), se o ministro da Justiça, Anderson Torres, pedirá investigação contra o presidente da República por divulgar um inquérito sigiloso da Polícia Federal com investigações sobre uma suposta fraude em urnas eletrônicas. O documento compartilhado nas redes de Jair Bolsonaro sobre o ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não representou risco às eleições, como o mandatário insiste em divulgar.

Randolfe fez a fala pois senadores acusam o governo de uso político da Polícia Federal para tentar intimidar os membros da CPI, abrindo uma investigação por vazamento de documentos à imprensa. A decisão da PF se deu após a imprensa noticiar que houve a supressão de trechos em que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello cita o presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). As imagens se encerram abruptamente, antes que o militar conclua suas declarações.

Os senadores viram com estranheza o posicionamento da corporação, inclusive se tratando da decisão de investigar vazamentos, mas não de conduzir diligências para avaliar a ausência das imagens. “Senhor relator Renan Calheiros, ontem, esta Comissão Parlamentar de Inquérito recebeu a notícia, senadora Simone Tebet, de que a Polícia Federal vai instaurar um inquérito contra esta Comissão Parlamentar de Inquérito por eventuais supostos vazamentos de notícias sigilosas. Inquérito contra a Comissão Parlamentar de Inquérito, devem saber as autoridades, o senhor ministro de Justiça, e deve saber também a Direção Geral da Polícia Federal, é inconstitucional e ilegítimo”, afirmou Randolfe durante o depoimento do empresário Airton Antonio Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel.

“Só que ocorre, senadora Simone (Tebet), que ainda ontem à noite, às 21h26, o senhor presidente da República, em suas redes sociais, divulgou abertamente um inquérito sigiloso, no qual, inclusive, no inquérito, está a advertência de sigilo”, continuou Randolfe antes de provocar Torres. “Um inquérito que está em andamento na Polícia Federal. Ele fez a divulgação de um inquérito sigiloso”, reforçou o senador no anúncio, voltando-se para Simone Tebet (MDB-MT).

“Eu aproveito para, em nome desta CPI, perguntar ao senhor Anderson Torres, eu até confundi o nome dele ontem com Franz alguma coisa, porque me trouxe algumas lembranças de um outro período da história. Mas eu pergunto ao senhor, Anderson Torres, que é o senhor ministro de Estado da Justiça, e ao senhor diretor-geral da Polícia Federal, a que horas será anunciada a abertura do inquérito contra o senhor presidente da República, já que o inquérito contra esta CPI foi anunciado, inclusive, senador Renan, no âmbito desta CPI e, logo em seguida, foi anunciado para a imprensa”, provocou.

O parlamentar concluiu afirmando esperar a hora em que o diretor geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, e o ministro Anderson Torres, anunciarão, “ainda no dia de hoje, a que horas será aberto o inquérito contra o senhor presidente da República pela divulgação, aí, sim, com todas as digitais, nas suas redes sociais, de um inquérito sigiloso”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação