INVESTIGAÇÃO

No Senado, ex-secretário de Saúde disse estar respondendo sindicância no GDF

Francisco Araújo Filho afirmou ainda que o processo ainda está ocorrendo em controle interno e na Justiça

Cristiane Noberto
Tainá Andrade
postado em 02/09/2021 21:02
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo Filho afirmou estar respondendo sindicância no GDF sobre as compras superfaturadas de testes para a covid-19. Araújo nega as acusações de favorecimento em licitações e disse não ter envolvimento com as empresas acusadas na fraude. As justificativas foram concedidas à CPI da Covid no Senado, nesta quinta-feira (2/9).

Ao ser questionado sobre as compras, Araújo explicou que a pasta optou por testes mais baratos, contudo, a empresa escolhida não entregou os insumos no prazo certo. Isto, segundo o ex-secretário, explicaria a compra de testes com sobrepreço. 


Os senadores ainda perguntaram se o ex-secretário via algo de “errado” na secretaria, sobre as compras superfaturadas e nos produtos de baixa qualidade, Araújo respondeu: “Até uma decisão judicial pode ser reformulada. Afirmo que não houve sobrepreço, os testes foram comprados com anuência da Anvisa. No primeiro momento, da primeira onda [de covid-19], todos nós desconhecíamos totalmente aquele cenário e muitos insumos ficaram muito mais caros”. 


Araújo se defendeu e disse que “a maldade tem limite”. "Se eu errei em algum momento foi buscando o meu melhor. Não fiz nenhuma negociata. Trabalhei 20h por dia. Fui acusado no Brasil inteiro de desviar milhões. Fizeram, há 20 dias, uma busca em Manaus, quando eu estava dormindo com meus filhos gêmeos, de dois anos e meio”, revela. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação