Carta a Nação

Apoiador de Bolsonaro, Roger Moreira fala sobre carta: 'Sem conclusões'

De acordo com o músico, é 'preciso ter muita coragem para negociar com o inimigo'

Ana Mendonça*
postado em 10/09/2021 16:27 / atualizado em 10/09/2021 16:36
 (crédito: Redes sociais / Reprodução )
(crédito: Redes sociais / Reprodução )

O músico do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que é preciso ter “muita coragem” para “negociar com o inimigo”. A declaração foi feita após o presidente divulgar “nota à Nação”.

“Difícil dizer. É preciso muita coragem para negociar com o inimigo em nome de um bem maior. Não é um braço de ferro. Acho que dominou a crise e continua com o povo. Vejamos os próximos passos. Sem conclusões por enquanto”, afirmou.

Bolsonaro, que vinha incitando uma 'guerra' com o Supremo Tribunal Federal (STF) e proferindo ataques ao ministro Alexandre de Moraes, voltou atrás e divulgou uma nota apaziguadora entre os poderes.  

As ações de Bolsonaro geraram as manifestações do dia 7 de setembro, a paralisação dos caminhoneiros, discursos fortes dos ministros Luiz Fux, presidente do STF, e Luís Roberto Barroso, presidente do TSE; do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara.

 

Leia a carta


"Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer: 

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar. 

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum. 

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes. 

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal. 

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. 

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição."

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA
Jair Bolsonaro Presidente da República federativa do Brasil"

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação