Vacinação de idosos

Queiroga sobre terceira dose em idosos: 'Governadores tratam como troféu'

Queiroga disse que os mandatários cobram a segunda dose, mas não cumprem as regras estipuladas pela pasta, que acordou em vacinar idosos depois do dia 15

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 16/09/2021 20:05 / atualizado em 16/09/2021 20:05
 (crédito: Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Walterson Rosa/MS))
(crédito: Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Walterson Rosa/MS))

Durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (16/9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou governadores e prefeitos que vacinaram idosos com mais de 70 anos com a terceira dose antes do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.

“O que nós dissemos? Idosos a partir de 70 anos devem receber a dose de reforço a partir do dia 15. Basta olhar o que vocês publicam. Aí começa: 'aí já começamos a vacinar os idosos com a terceira dose’, como se isso fosse um troféu para ser exibido”, disse.

De acordo com Queiroga, os governadores e prefeitos cobram a segunda dose, mas não cumprem as regras estipuladas pelo Ministério. “Vamo parar com isso, né?”, perguntou.

“Se continuar assim, a gente não avança”, pontuou.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entrou em uma briga com Queiroga sobre o assunto. Os dois trocaram muitas farpas após o político do PSDB antecipar as terceiras doses para 6 de setembro, nove dias antes da data prometida pelo Ministério da Saúde.

Em BH, a dose também foi adiantada. A Prefeitura de Belo Horizonte começou a aplicar a terceira dose em 13 de setembro, dois dias antes do previsto pelo Ministério da Saúde.

A dose de reforço da vacina contra a COVID em idosos está sendo feita com o imunizante da Pfizer. Poderão se vacinar os idosos que estão nesta faixa etária e que tomaram a segunda dose.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação