ASSÉDIO

Seis meses após determinação da Justiça, Fernando Cury é notificado por importunação sexual

Deputado estadual foi flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo apalpando a lateral dos seios da deputada Isa Penna (Psol)

Luana Patriolino
postado em 16/10/2021 19:48
 (crédito: Carol Jacob/Alesp)
(crédito: Carol Jacob/Alesp)

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) foi notificado por importunação sexual. A Justiça de São Paulo determinou que ele fosse intimado em abril deste ano. No entanto, Cury foi localizado apenas nesta sexta-feira (15/10), após seis meses. O parlamentar foi afastado da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por importunação sexual contra a deputada Isa Penna (Psol).

Cury foi denunciado pelo Ministério Público, em março. Para o procurador-geral Mario Luiz Sarrubbo, a conduta do deputado foi de "absoluto descaso para com a parlamentar vítima, sua condição de mulher, além de atingir a própria imagem da Casa Legislativa e de seus respeitáveis integrantes".

Pelas redes sociais, Isa Penna comemorou a notícia. “Eu sei que para algumas mulheres esse dia nunca chega, mas é uma eternidade dez meses após o ocorrido. Cury fugiu durante quatro meses da justiça, endereços desencontrados e e-mails não respondidos, até porque ele acha que não fez nada”, disse a deputada.

Em sua defesa, Fernando Cury alegou inocência. “Quem me conhece sabe que eu jamais teria a intenção de um contato sexual com a deputada Isa Penna. Eu reconheço que foi um gesto inadequado, mas não cometi nenhum crime”, afirmou pelas redes sociais.

O caso

Fernando Cury foi flagrado apalpando Isa Penna em sessão da Alesp em dezembro de 2020. As imagens internas da Alesp mostram o momento em que o parlamentar passa a mão na lateral dos seios da deputada, quando faz menção em abraçá-la pelas costas. Isa Penna registrou um boletim de ocorrência contra o deputado estadual por assédio sexual. Na época, o Conselho de Ética do Cidadania chegou a recomendar a expulsão de Cury.

Mesmo com o caso e a repercussão, o deputado ganhou um novo cargo. Em agosto, ele foi eleito membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado (Condeca-SP). No entanto, doze dias depois ele foi impedido de ocupar a cadeira de membro no órgão, por determinação da do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação